Após derrota para Marrocos, e eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, a Confederação Portuguesa de Futebol está à procura de um novo treinador para comandar a seleção de Portugal, com a possível saída de Fernando Santos de seu cargo atual.
Apesar de conquistar dois títulos de relevância enquanto esteve à frente da seleção, Eurocopa e Liga das Nações, o modelo de jogo adotado por Fernando Santos era visto como ultrapassado por alguns torcedores e especialistas, isso porque, muitos acreditam que o estilo defensivo não precisava mais ser aplicado, por conta da qualidade da nova geração portuguesa.
De acordo com o jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, José Mourinho é um dos nomes favoritos da federação. O português ainda possui contrato com a Roma até 2024, com a possibilidade de extensão por mais um ano, mas ao que tudo indica, o treinador tem condições de conciliar os dois trabalhos.
Outro nome que pode ser escolhido, é o técnico da seleção sub-21 de Portugal, Rui Jorge, além do atual treinador do Lille, Paulo Fonseca, que faz um ótimo trabalho no clube francês.
Mourinho recebendo prêmio da liga portuguesa (Foto: Reprodução/Instagram)
José Mourinho sempre declarou a sua vontade de assumir a seleção portuguesa algum dia, e caso aconteça, pode ser que encaixe perfeitamente. A carreira do treinador é baseada em passagens vitoriosas pelos grandes clubes da Europa, ele já é considerado um grande ídolo de times como Porto, Inter de Milão, Chelsea e Real Madrid.
Sem contar os títulos de relevância, que ele conquistou assumindo times que não eram vistos como favoritos para serem campeões. A Champions League do Porto na temporada 03/04 é um grande exemplo disso, onde o português conseguiu superar clubes como Real Madrid, Barcelona e Manchester United, que viviam seu auge na época.
Além disso, Mourinho sempre foi visto como um especialista em torneios de mata-mata, e por isso, pode ser um ótimo nome em competições como a Copa do Mundo e a Eurocopa, que acontecerá em 2024.
Foto destaque: José Mourinho. Reprodução/Instagram