Em baixa na Série B, Athletico vence o São Paulo e se classifica para as quartas na Copa do Brasil

Mesmo com baixo rendimento e dificuldades para alcançar o acesso à Série A, Furacão elimina o São Paulo em casa e fica entre os oito melhores da competição.

08 ago, 2025
Foto destaque: Equipe do Athletico-PR após o jogo contra o São Paulo (Foto: Reprodução/X/Duda Matoso/@AthleticoPR 
Foto destaque: Equipe do Athletico-PR após o jogo contra o São Paulo (Foto: Reprodução/X/Duda Matoso/@AthleticoPR 
Em baixa na Série B, Athletico vence o São Paulo e se classifica para as quartas na Copa do Brasil

Depois de cinco anos, um time da Série B chega à classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Com um a mais e na Arena da Baixada, o Athletico Paranaense venceu o São Paulo por 1 a 0 no tempo normal, e por 3 a 0 nos pênaltis.

A fama de copeiro

O Furacão alcançou a marca de estar entre os oito melhores em sete das últimas nove edições da Copa do Brasil.

A última eliminação nas oitavas foi em 2020, para o Flamengo. Além disso, foi vice campeão em 2013, também em um duelo com o rubro-negro carioca, e em 2021, contra o Atlético-MG.

O Athletico é o único clube com esse número de classificações, além de ter sido campeão em 2019.

Em partida onde os goleiros foram protagonistas e com polêmicas por expulsão, o Athletico apenas confirmou a fama de copeiro na atualidade da competição. Depois de ter sido derrotado no jogo de ida, por 2 a 1 no Morumbis, o Furacão dominou a partida e venceu por 1 a 0 no tempo normal, empatando no placar.


Giuliano pelo Athletico-PR no jogo contra o São Paulo (Foto: Reprodução/X/@AthleticoPR)

Com o gol do atacante Esquivel, o Furacão levou a disputa para os pênaltis onde o goleiro Santos foi protagonista e defendeu todas as cobranças do tricolor paulista. Para o Athletico, Giuliano, Esquivel e Mendonza marcaram os pênaltis que confirmaram a classificação do rubro-negro.

No Brasileirão

Por outro lado, a campanha do Athletico-PR na Série B do Brasileirão é oposta. Em pontuação mediana, o Furacão ocupa a 11ª colocação na tabela, com 26 pontos e não vence há cinco rodadas.

Segundo cálculos do GE, o Athletico segue com 11,27% de chances de cair para a Série C, enquanto as chances de retorno à elite do Brasileirão somam apenas 4,04%.

Mais notícias