Nesta quarta-feira, (11), o Vasco foi derrotado pelo Athletico no tempo regulamentar por 2 a 1 no segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Porém, o placar agregado levou a decisão para os pênaltis e o carioca se classificou com vitória por 5 a 4. O comandante Rafael Paiva contou com um time que está se destacando em decisões nas penalidades.
O Vasco já havia passado por outros dois clubes na Copa do Brasil dessa maneira. Na primeira fase disputou com o Água Santa e depois, enfrentou o Fortaleza. Nas três decisões contou com seus batedores que não desperdiçaram nenhuma das chances, além de um nome marcado para o torcedor vascaíno: Léo Jardim.
Tragetória até a semifinal
O Vasco iniciou sua caminhada na competição na primeira fase. Venceu o Marcílio Dias por 3 a 1 e em seguida empatou por 3 a 3 com o Água Santa. Nos pênaltis, o clube contou com o goleiro Léo Jardim, que defendeu uma cobrança, e um chute desperdiçado na trave de Bruno Mezenga, do Água Santa. Payet, Lucas Piton, Sforza e Vegetti fizeram para o Vasco.
Já na terceira fase enfrentou o Fortaleza e, mais uma vez em São Januário, empatou por 3 a 3, levando a disputa para os pênaltis. Com o placar mais apertado, o Vasco se classificou por 5 a 4 com Léo Jardim brilhando mais uma vez e defendendo o pênalti de Kervin Andrade. Payet, Sforza, Piton, Puma e Vegetti fizeram os gols da decisão.
Nas oitavas de final contra o Atlético-GO, o cruzmaltino venceu com o placar agregado de 1 a 0 em São Januário e não passou sufoco. Mas a dificuldade voltou nas quartas de final contra o Athletico Paranaense. Léo Jardim defendeu o pênalti de Cannobio e Vegetti converteu a última cobrança do Vasco, levando o time às semifinais da Copa do Brasil.
Eu já disse em outras fases: esse grupo se provou nas outras oportunidades, e hoje mais uma vez foi um grupo muito resiliente. Uma força mental muito grande. Fazer o que a gente fez aqui hoje é realmente para marcar a história, e ficamos muito felizes – afirmou Léo Jardim após a classificação.
O trabalho de Rafael Paiva
O técnico Rafael Paiva faz um trabalho que vem surpreendendo o torcedor vascaíno. Nos últimos dez jogos, o Vasco venceu por seis vezes, empatou três e foi derrotado apenas nesta quarta, (11), pelo Athletico, mas conseguiu passar de fase na Copa do Brasil.
O treinador também falou sobre a classificação para a semifinal e revelou que o sofrimento nas decisões não estavam no plano, mas que o importante é a conquista do objetivo final:
Estamos sofrendo, mas conseguindo atingir os resultados. Estamos batalhando muito para evoluir, temos conseguido sucesso no Brasileiro e na Copa do Brasil. Estamos felizes, sofrendo, mas atingindo os objetivos e isso é o mais importante.
Próximos jogos
Além do Vasco, o Corinthians também está classificado para as semifinais e aguardam os próximos jogos das quartas de final que acontecerão nesta quinta-feira (12). O Vasco enfrentará o vencedor do confronto entre São Paulo e Atlético Mineiro e o Corinthians espera o adversário no jogo entre Flamengo e Bahia.
No próximo domingo, (15), o Vasco enfrentará seu rival Flamengo pelo Campeonato Brasileiro.