Fluminense vira o jogo contra o Bahia e avança para as semifinais da Copa do Brasil
O Fluminense encarou o tricolor baiano nesta quarta-feira (10), válido pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A vitória (nem que fosse mínima) era essencial, levando em conta o resultado de 1 a 0 que levou no jogo disputado na Fonte Nova, no último dia 28 de agosto. Agora, necessitando […]
O Fluminense encarou o tricolor baiano nesta quarta-feira (10), válido pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A vitória (nem que fosse mínima) era essencial, levando em conta o resultado de 1 a 0 que levou no jogo disputado na Fonte Nova, no último dia 28 de agosto. Agora, necessitando buscar o resultado no Maracanã, a torcida fez a sua parte: Com um público de 48 mil presentes para empurrar o time atrás da virada no agregado.
O técnico Renato Gaúcho também se preparou bem para esta noite, e entrou em campo com força máxima — com Everaldo na ponta da linha de frente para incomodar a zaga do esquadrão de aço. O elenco estava bem descansado devido a pausa para a Data FIFA, ao longo da última semana, e com apenas Samuel Xavier sendo desfalque de peso para a partida, em virtude de uma lesão grau 2 na coxa esquerda — sofrida justamente no primeiro capítulo do duelo.
Guerreiros até o fim
O primeiro tempo não foi dos melhores para o torcedor carioca: Poucas chances de perigo, e uma atuação bem abaixo de um time que poderia render muito além do futebol apresentado em campo. O Bahia também não chegou a levar muito perigo para o goleiro Fábio, mas eventualmente assutava em alguns lances — como o toque de cobertura de Kayky, que por um triz não foi eficiente.
Após o intervalo, o desenrolar do jogo tomou um rumo diferente: A equipe das Laranjeiras passou a aproveitar mais as oportunidades, e conseguir se impor mais na partida.
O resultado dessa pressão veio logo aos 7 minutos — quando Lucho Acosta manda um grande passe para Renê, que imediatamente tenta o cruzamento, e a bola bate no braço esquerdo de Michel Araújo (ex-jogador do Fluminense). Cannobio bateu com categoria para abrir o placar no Maracanã, e empatar na soma dos placares.
Cobrança de pênalti de Cannobio (Vídeo: reprodução/Instagram/fluminensefc)
Após o gol, a superioridade do Fluminense passou a ser cada vez mais nítida em campo — e o gol que garantiria o time de guerreiros na semifinal, sem a necessidade da disputa de pênaltis, parecia cada vez mais próximo de amadurecer.
Até que aos 38 minutos, Cannobio bate cobrança de falta cruzando na grande área, e o capitão Thiago Silva sobe a todo vapor para cabecear a bola da classificação no cantinho da rede, gerando uma verdadeira apoteose tricolor.
Quem me conhece sabe mais ou menos os movimentos que eu faço. Essa bola foi treinada. Na Libertadores do ano passado eu fiz contra o Grêmio e a gente classificou nos pênaltis, hoje mais uma vez pude decidir, e eu não quero parar aqui. Quero chegar em dezembro e comemorar esse título, pois sei que provavelmente vai ser o último da minha carreira.”
Thiago Silva
Nos minutos finais, o sentimento de tensão tomou conta do estádio, e a torcida seguiu apreensiva durante os 5 minutos de acréscimos ao ver o Bahia chegando com um certo perigo, porém com todos os lances sendo bem desarmados pela zaga, ou parando nas mãos de Fábio. No apito final, a festa enfim começava, e até Renato Gaúcho não escondeu a euforia.
Clássico carioca à vista
Agora, o tricolor carioca aguarda o seu adversário na próxima fase, que virá do duelo entre Botafogo e Vasco, disputado amanhã a noite, no Nilton Santos. Com isso, independente da equipe classificada no clássico, o time de guerreiros terá um rival estadual pelo caminho, no último capítulo a ser vivido antes de uma possível final.
Nesta temporada, o Fluminense já encarou ambos os clubes em duas ocasiões cada (Carioca e Brasileirão): Perdeu os dois confrontos contra o glorioso, enquanto levou a melhor contra o cruzmaltino nas duas ocasiões.
Vasco e Botafogo decidem vaga na semifinal da competição (Foto: reprodução/Ruano Carneiro/Getty Images embed)
Entretanto, o próximo passo do tricolor na competição será apenas no mês de dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro e da Libertadores nessa temporada. A decisão da CBF se deu pelo fato de todos os participantes não terem mais a chance de disputar a Copa Intercontinental de Clubes no final do ano, e aproveitar essa época para organizar a etapa final do torneio tornaria os próximos meses mais leves para as equipes.
Enquanto isso, o clube carioca foca na briga pelo título da CONMEBOL Sul-Americana, além de se buscar a recuperação na tabela do Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Corinthians no próximo sábado (13).
