Brasil pode alcançar Argentina em títulos da Libertadores com vaga do Flamengo

Com o Flamengo na final da Copa Libertadores, o futebol brasileiro se aproxima de igualar a liderança histórica dos argentinos em conquistas

30 out, 2025
Com uma equipe brasileira na final da libertadores, Brasil pode se tornar o clube com mais títulos na competição | Reprodução/Getty Images Embed/Marcelo Endelli
Com uma equipe brasileira na final da libertadores, Brasil pode se tornar o clube com mais títulos na competição | Reprodução/Getty Images Embed/Marcelo Endelli

O futebol brasileiro vive uma fase de supremacia continental. Até agora, os clubes do Brasil somam 24 títulos da Libertadores, enquanto os argentinos lideram com 25. Com o Flamengo garantido na decisão da edição de 2025, o país ganha a chance concreta de alcançar a marca dos hermanos, o que reforçaria não apenas a rivalidade, mas também o momento de domínio da elite brasileira no continente.

Se o Palmeiras, que ainda tenta avançar para a final, confirmar vaga diante da LDU, a presença de dois clubes brasileiros na decisão asseguraria matematicamente mais uma taça para o país independente do campeão, assim, fazendo com que o Brasil se iguale a Argentina em número de títulos.

Domínio recente

Desde 2019, os clubes brasileiros venceram seis edições consecutivas da Libertadores. Em contrapartida, a Argentina não tem representantes na final de 2025, o último clube argentino vivo era o Racing Club, eliminado pelo Flamengo na semifinal.

Esse cenário coloca o Brasil em situação de vantagem não apenas numérica, mas também simbólica: a chance de nivelar o placar histórico de conquistas vem junto de uma prova de consistência recente. O domínio verde-amarelo se estende para além das taças, envolve estrutura, elenco e investimento, um pacote que parece difícil de alcançar pelos rivais.


Post do Flamengo comemorando a classificação (Foto: reprodução/X/@Flamengo)


Qual o peso desse momento para o futebol sul-americano?

Se o Brasil igualar ou ultrapassar os argentinos em títulos, será muito mais que estatística. Vai narrar uma virada de protagonismo no futebol do continente, revisitando décadas em que a Argentina comandava o topo. Times históricos como Boca Juniors, River Plate e Independiente construíram legado com 25 conquistas.

Por outro lado, essa pressão sobre o Brasil gera expectativa e promessa de mais. Os clubes com elencos fortíssimos e estrutura avançada, mostram que o protagonismo está aqui, e caso vençam, terão mais do que um troféu: terão confirmado que o novo mando é brasileiro.

Mais notícias