Foi anunciado nesta terça-feira (25) que o armador do Milwaukee Bucks, Damian Lillard, está afastado por tempo indeterminado, com um diagnóstico de trombose venosa profunda na panturrilha direita e está tomando medicamentos para afinar o sangue.
Os Bucks atualizaram o status do sete vezes armador da NBA sem divulgar uma estimativa para seu retorno. Lillard perdeu os últimos três jogos pelos Bucks, que terminaram uma viagem de cinco jogos em Denver.
Damian não é o único jogador a sofrer com a doença
A doença já afetou outros jogadores da NBA antes, incluindo o membro do Hall da Fama Chris Bosh, que teve a carreira interrompida depois do diagnóstico. O atual jogador do Toronto Raptors, Brandon Ingram, teve sua temporada 2018-19 encerrada mais cedo por causa de trombose venosa profunda quando estava com o Los Angeles Lakers e Ausar Thompson, de Detroit, já teve um problema de coágulo que o fez perder o final da temporada 2023-24.

Atualmente, o Victor Wembanyama, jogador do San Antonio Spurs, foi diagnosticado com a doença no ombro depois que ele retornou do All-Star Game no mês passado e foi rapidamente tirado da temporada. Ele, assim como Lillard, está tomando medicamentos anticoagulantes, mas os médicos garantiram a equipe que não há preocupação com a saúde de Wembanyama a longo prazo.
Consequências para o Playoff
A situação do armador levanta a possibilidade de que os Bucks possam iniciar os playoffs sem um de seus dois superstars pela segunda temporada seguida.
Milwaukee foi eliminado na primeira rodada dos playoffs pela segunda vez consecutiva no ano passado, quando uma lesão na panturrilha impediu o duas vezes MVP do Kia, Giannis Antetokounmpo, de jogar em uma derrota de 4 a 2 para o Indiana Pacers.
Os Bucks estão em um empate com o Detroit Pistons pelo quinto lugar na classificação da Conferência Leste , dois jogos atrás do quarto colocado Indiana. Os quatro melhores times da conferência ganham a vantagem de jogar em casa na primeira rodada dos playoffs.