Na madrugada deste domingo (30), o Fluminense comunicou através de suas redes sociais que não prosseguirá com o comando do técnico gaúcho para o restante da temporada. A decisão já vinha sendo discutida nos bastidores há alguns meses, tendo em vista o rendimento bem abaixo nos jogos do Carioca, incluindo a grande final vencida pelo Flamengo, e o veredito veio após mais um jogo morno da equipe na noite deste sábado (29), na derrota contra o Fortaleza por 2×0, no Castelão.
Desempenho nos últimos tempos
A torcida já vinha ciritcando o péssimo desempenho do clube há um certo tempo. Com a saída de Fernando Diniz, coube a Mano Menezes assumir o comando do recém campeão da Libertadores de 2023 e tentar reorganizar o time, que vinha de atuações apáticas, e na ocasião enfrentava a lanterna do Campeonato Brasileiro.
Apesar de ter encerrado o ano escapando do rebaixamento com maestria, derrotando o poderoso Palmeiras na última rodada em pleno Allianz Parque, era notável que havia uma falta de evolução dentro de campo, e isso pesava cada vez mais principalmente nos bastidotes do elenco.
O confronto contra o Fortaleza na noite de ontem (29) foi a gota d’água para a dura decisão sobre o comando de Mano. Além de mais uma atuação apática, uma polêmica começou com a saída de Kevin Serna, com apenas 14 minutos de jogo, o que gerou tremenda insatisfação por parte do elenco no banco. A situação se agravou quando o técnico resolveu discutir com Thiago Silva, que também estava na bronca pela decisão equivocada, e já vinha apresentando desavenças com o comandante ultimamente.
Para a partida de estreia na CONMEBOL Sul-Americana, o clube carioca conta com o comando do auxiliar-técnico permanente Marcão, um velho conhecido da torcida, para o confronto contra o Once Caldas, na Colômbia.
Substituto à vista
Com a saída de Mano, a torcida já mira no nome ideal para assumir o comando do tricolor no restante desta temporada de 2025, tratando-se do técnico Renato Gaúcho, demitido do Grêmio no final da temporada passada, e ainda sem clube desde sua saída do imortal.
Renato Portaluppi a frente do comando do Fluminense em sua quarta passagem, no ano de 2014 (Foto: Reprodução/Buda Mendes/Getty Images embed)
Portaluppi tem uma ligação histórica com o tricolor das Laranjeiras desde décadas atrás. Como jogador, protagonizou momentos históricos, como o famoso gol de barriga na final do Carioca de 1995. Já como técnico, comandou o clube em quatro ocasiões, sendo a mais emblemática entre 2007 e 2008, conquistando o título da Copa do Brasil em seu primeiro ano, e sendo vice-campeão da Libertadores no ano seguinte, contra a LDU.