Nesta quarta-feira (8), o Chelsea entrou em campo diante do Aston Villa, pela FA Cup, a copa da Inglaterra, com o Thiago Silva no banco de reservas. Nos últimos dias, o brasileiro viu sua equipe perderem em casa por 4 a 2 para o Wolves, pela 23ª rodada da Premier League, e a esposa cornetar publicamente o Pochettino pedindo mudanças. De acordo com o treinador, nada disso teria influenciado na decisão de barrar o zagueiro.
Pochettino revelou ao canal britânico ITV antes do início do jogo: “sou profissional. Sou um técnico profissional. Sempre escolho os meus jogadores de acordo com a performance”.
Thiago Silva nessa temporada
Foi apenas a quinta vez nessa temporada que o jogador começou um jogo no banco na atual temporada. Thiago Silva foi titular e atuou os 90 minutos do Chelsea nos seis últimos jogos do time. No total, ele esteve presente em 28 dos 32 compromissos do time em 2023/24.
Ao ser perguntado o motivo de ter deixado Thiago no banco, Pochettino indagou ao repórter. “Por que a pergunta? Eu entendo a pergunta. Eu sempre tento ficar calmo, eu sou profissional, sempre tomo minhas decisões com base no lado profissional”.
O jornalista perguntou se não haveria outro motivo, e Pochettino respondeu: “minha resposta foi clara, não?”.
Depois de ser titular na derrota contra o Wolves que gerou toda a confusão com Belle Silva, Thiago Silva foi barrado para a entrada do jovem Benoît Badiashile. O francês atuou na zaga do Chelsea contra o Aston Villa na quarta-feira ao lado de Axel Disasi. O Chelsea venceu o jogo fora de casa por 3 a 1 e avançaram para as oitavas de final da FA Cup, e o zagueiro brasileiro entrou durante o segundo tempo de jogo.
A polêmica
Na segunda, horas depois da derrota para o Wolves, a esposa de Thiago Silva postou no X (antigo Twitter), que o Chelsea precisava de mudanças antes que fosse “tarde demais”.
Um dia depois, Mauricio Pochettino revelou que o próprio Thiago Silva o procurou para tratar sobre o assunto, mas não deu detalhes sobre a conversa.
Na manhã da quarta-feira (7), Belle Silva voltou as redes sociais para se desculpar, sem dar nome às críticas anteriores.