Em busca de reforços para voltar a elite do futebol brasileiro, o Santos acertou a contratação de Patrick, que estava atuando pelo Atlético-MG. A contratação do meia de 31 anos foi pelo os 80% dos direitos econômicos do jogador pelo valor de 1 milhão de dólares (R$ 5,1 milhões na cotação atual), para serem pagos até em 2025. Com isso, o clube mineiro manteve 20% dos direitos do atleta de olho em uma negociação futura.
Pagamento parcelado
O pagamento que o Santos irá fazer, será em 12 parcelas de 83 mil dólares (R$ 430 mil na cotação atual), o contrato terá duração de 3 ou 4 anos, visando temporadas futuras. Além de patrick, o time paulista contratou o lateral-esquerdo Rodrigo Ferreira, do Mirassol, e o atacante Maceió, da Portuguesa. Esses reforços são com o objetivo de livrar o time da atual crise, sendo ela uma das piores da história do clube, pois caiu para a série B pela primeira vez em toda sua história.
Passagem por grandes times
Antes de atuar com as cores do Atlético-MG, o meia Patrick foi um dos protagonistas do Internacional na quase conquista do campeonato brasileiro de 2020, que foi decidido no último jogo da competição. Depois de jogar com a camisa do Inter, o atleta foi vendido para o São Paulo, rival do seu atual clube, Santos, e lá teve temporadas bem regulares, ressaltando a temporada de 2022 mantendo bastante constância no seu nível de jogo. A torcida do Peixe aprovou a contratação do atleta mesmo tendo jogado no seu maior rival, pois eles sabem que é um jogador que pode fazer a diferença.