Vasco é derrotado pelo São Paulo em São Januário e perde a sequência invicta
A equipe do técnico Fernando Diniz foi superada pelo São Paulo em São Januário; técnico vascaíno foi duramente criticado pelas substituições feitas
Na noite deste último domingo (02), o Vasco da Gama recebeu o São Paulo pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário. A equipe treinada por Fernando Diniz foi superada por 2 a 0 pelo tricolor paulista; os gols do São Paulo foram marcados por dois jogadores ex-seleção brasileira: Lucas Moura e Luiz Gustavo.
Com a vitória, o São Paulo ultrapassou o Vasco na tabela e agora tem 44 pontos, estando a 3 do Fluminense, primeira equipe na zona de classificação para a Pré-Libertadores de 2026. O Vasco cai para a 9ª colocação e permanece com seus 42 pontos ganhos.
Primeira etapa movimentada
Apesar de estar jogando fora de casa, quem teve a primeira grande chance da partida foi o São Paulo, após Gonzalo Tapia vencer o duelo pelo alto e chutar para Léo Jardim defender. No minuto 23, o Vasco respondeu e quase abriu o placar em uma cobrança de escanteio batida por Philippe Coutinho. Rayan cabeceou na trave; na volta, o zagueiro Robert Renan chutou de fora da área, e Rafael fez uma grande defesa, mantendo o placar empatado.
O São Paulo teve mais uma grande chance de abrir o placar após um contra-ataque puxado por Gonzalo Tapia, com um cruzamento de Bobadilla para o próprio Tapia, que finalizou no contrapé de Léo Jardim. O goleiro voltou e fez uma grande defesa. No último lance da primeira etapa, o São Paulo teve um escanteio a seu favor. Paulo Henrique, lateral vascaíno, empurrou Arboleda, zagueiro tricolor. O árbitro, após consulta ao VAR, assinalou pênalti. Lucas Moura foi para a cobrança e deslocou Léo Jardim, abrindo o placar para o São Paulo em São Januário.
Fim de jogo em São Januário.#VASxSAO#Brasileirão2025#VascoDaGama pic.twitter.com/WeQuJJzt6b
— Vasco da Gama (@VascodaGama) November 3, 2025
Post da derrota do Vasco diante do São Paulo: (Foto: reprodução/X/@VascoDaGama)
Substituições de Fernando Diniz
O técnico vascaíno, Fernando Diniz, tentou alterar a equipe no intervalo: com as entradas de Matheus França e Vegetti e as saídas de Cauan Barros e Nuno Moreira. As substituições não geraram efeito, aumentando a pressão nas arquibancadas de São Januário.
O técnico ainda tentou mais algumas mudanças, saindo Philippe Coutinho, Tchetche e Lucas Piton, e as entradas de GB, David e Matheus Carvalho. O Vasco, após isso, se desorganizou totalmente e quase não criou mais na partida. E a torcida ficou na bronca, criticando o treinador na arquibancada da Colina Histórica.
São Paulo chega ao segundo gol
Durante a segunda etapa, o São Paulo já demonstrava estar melhor que o Vasco, tendo mais posse de bola e criando situações que ameaçavam o gol vascaíno.
Antes dos acréscimos, o atacante Ferreira fez fila pelo lado esquerdo, passando por quatro jogadores vascaínos, e, após isso, cruzou na medida para Luiz Gustavo, que conferiu e ampliou para o São Paulo no Rio de Janeiro: 2 a 0.
