A semana de moda em Paris e em Milão aconteceu durante o verão europeu, por isso muitas cores vibrantes foram vistas nas passarelas, mas o que foi uma surpresa para quem estava acompanhando, foram os tons pastéis. Um tom que dominou as passarelas foi o azul bebê, uma tonalidade clara que traz uma sensação de frescor. A cor foi incorporada nos looks de forma criativa e em uma variedade de peças.
As marcas na moda
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A italiana Alberta Ferretti utilizou a cor azul em tom pastel para estampar listras em camisas, já a Givenchy trouxe uma temporada de peças floridas com toques da cor e transparências. A conhecida Versace aproveitou uma moda já lançada por eles em 1960, os vestidos tubinhos, para valorizar a cor azul.
Outras marcas como Fendi, Stella McCartney, Nina Ricci, Prada e Tod´s aproveitaram os tons pasteis, principalmente o azul bebê, para realçar as peças, trazendo ternos, vestidos mini e alfaiatarias nessa tonalidade. Foram vistas muitas peças com o estilo de rua também nessas nuances suaves.
As cores na passarela
Com a elevação do calor em todo mundo, as marcas viram a oportunidade de se reinventar e trazer looks que passam delicadeza, frescor e alta costura, sem perder a leveza da roupa, priorizando também o conforto.
As cores que serão usadas na passarela são estudadas muitos antes das roupas serem produzidas, são escolhidos profissionais de moda e especialistas em cores que estudam e analisam pontos de vista sociais, culturais e de mercado para indicar quais tons serão mais relevantes e populares para a estação. Esses profissionais podem se inspirar de várias formas: na arte, no cinema, no clima, nas mídias sociais e até na natureza, a psicologia das cores também é considerada, pois as cores interferem nas emoções e comportamentos.
Após a definição de quais serão as melhores cores para aquele momento, as paletas são incorporadas para serem usadas em roupas, acessórios e até a decoração da passarela.
Foto Destaque: Modelos desfilam em tom azul bebê. Reprodução/Stealthelook/montagem Canva