Setor de turismo fatura 17,6 bilhões somente em agosto

Mateus Borges Por Mateus Borges
2 min de leitura

Turismo brasileiro tem melhor resultado para o mês de agosto desde 2015, faturando R$17,6 bilhões, já no acumulado do ano o aumento é de 32,9% de acordo com a FecomercioSP – Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a FecomerioSP a retomada do comercio, e dos voos comerciais em larga escala de acordo com os números menores de mortos pela covid-19 famílias e empresas começaram a fazer planejamento para viagens. 

Mesmo com a alta histórica das passagens aéreas, com aumento de 50% em 12 meses, não impediu que as vendas aumentassem, com isso somente em agosto 7,29 milhões de pessoas foram transportadas, 30% maior que o mesmo período do ano passado.

Houve também um aumento no lucro dos transportes terrestres, ônibus, trens turistíssimos e outros, tiveram 16,8% de lucro no período.


Foto de Gabriel Ramos no Unsplash


Setores que mais contribuíram para o resultado foi o de alimentação e hospedagem com 23,1%, atividade cultural e esportiva com 13,3%. Transporte aquaviário 16,5%.

Os dados da pesquisa revelam que a inflação no setor de turismo subiu aos 24,35% no período de 12 meses, para Mariana Aldrigui presidente do concelho de turismo da FecomerioSP, os resultados positivos são evidentes, apesar da inflação “A clara relação entre disponibilidade de recursos e realização de viagens e eventos deve ser levada em conta nas futuras políticas estaduais e federal para que os efeitos negativos da pandemia sejam substituídos por mais empregos e maior arrecadação”

Segundo o IBGE os estados mais procurados por turistas no Brasil nos anos de 2020 e 2021 São Paulo com 20,6% seguido de Minas Gerais 12,4%, Bahia 9,5% e Rio de Janeiro com 6,6%.

Todo Destaque: Foto de Leandro Barreto no Unsplash

Deixe um comentário

Deixe um comentário