O Mercado Livre fez um anúncio nesta última terça-feira de que planeja investir 23 bilhões de reais no Brasil em 2024. O valor representa um aumento de 21,1% em comparação com os valores investidos pela empresa no país no último ano.
Atualmente, o Brasil representa o principal mercado da empresa e registra uma aceleração dos investimentos anuais da empresa, seguindo um crescimento de 11,5% nos aportes em 2023.
Em conversa com a Reuters, Fernando Yunes, que é o vice-presidente sênior do Mercado Livre e líder das operações de marketplace da companhia no Brasil, disse que essa aceleração dos investimentos da empresa no Brasil pode ser atribuída à intenção da empresa de continuar ganhando participação no mercado brasileiro durante 2024. As expectativas são de um mercado ligeiramente melhor em comparação ao ano passado.
Ele, no entanto, não deixou de ressaltar que os investimentos têm foco no longo prazo. A empresa, que atualmente tem mais da metade de sua receita no Brasil, vem elevando os investimentos nos últimos anos no país, principalmente devido ao boom que o comércio eletrônico sofreu durante a pandemia, o que de certa forma gerou uma maior confiança dos brasileiros em relação às compras online.
Logística deve ser o principal foco
De acordo com Yunes, o foco da empresa deve ser em quatro áreas, sendo que a logística deve ser a principal delas. Ele mencionou que a abertura de um novo centro de distribuição em Pernambuco, prevista para julho ou agosto, ajudará a empresa a ter uma melhor cobertura. Outro ponto que ele comentou foi que a empresa ainda avalia mais dois novos armazéns no país, porém não chegou a comentar onde possivelmente seriam os locais desses novos armazéns.
Centros de logística são importantes na estratégia da empresa (Foto: reprodução/Bloomberg/Bloomberg/Getty Images Embed)
Um outro lugar que também deve receber bastante atenção é a tecnologia. Este é um setor da empresa que deve ver a contratação de novos funcionários como parte do investimento para poder oferecer em sua unidade financeira, o Mercado Pago, o lançamento de novos produtos dentro do segmento de crédito, seguros e investimentos.
Publicidade também deve receber investimentos
A publicidade também deve receber grande foco da empresa, sob o Mercado Ads. A empresa pretende criar novas ferramentas que possam atrair maior audiência para os anunciantes.
Com esses investimentos em mente, 2024 promete ser um grande ano para o Mercado Livre no Brasil como um todo.