Na noite da última segunda-feira (25), Bad Bunny, o maior astro do reggaeton e da música latina da atualidade, lançou videoclipe do seu mais novo single “Un Preview” nas plataformas digitais.
O porto riquenho já havia lançado no mês de maio “Where She Goes”, primeiro ato após seu mega sucesso com seu último álbum “Un Verano sin Tí”.
De Porto Rico ao estrelato
Antes de se tornar o fenômeno que é hoje, Benito Antonio Martinez Ocasio foi empacotador de compras em um supermercado de Porto Rico. O cantor nasceu em 10 de junho de 1994 e sempre teve desde cedo a influência dos gêneros latinos por conta das músicas que sua mãe escutava, no entanto, foi o trap que fez Bad Bunny se inserir na cena musical. O ato de publicar suas tracks na internet conquistou fãs e chamou a atenção de artistas e gravadoras independentes, como a Rimas Entertainment, a qual ele é gerenciado desde 2016.
Desde então, ele adota o apelido como parte de sua identidade. Bad Bunny significa “coelhinho mau” em inglês e foi inspirado em uma foto do cantor vestindo uma fantasia de coelho para um evento da escola. A sua cara fechada e raivosa, por conta da frustração em estar naquela situação, deu origem ao seu nome artístico, que Benito acreditou ser um apelido que as pessoas se lembrariam facilmente. Aparentemente, ele estava certo.
A carreira de Bad Bunny deslanchou com o single “Soy Peor”, em dezembro de 2016, que rendeu featurings com artistas latinos nos anos seguintes, como J Balvin, Carol G, Maluma, Ozuna, Farruko, Jhay Cortez e muitos outros. A cena internacional também se interessou pelo seu talento e foi convidado para colaborar com Cardi B em “I Like It” (2017) e Drake em “Mia” (2018), que chegaram à terceira e primeira colocação da Hot 100 da Billboard.
Capa de “Un Verano sin Tí”, disco de maior sucesso da carreira de Bad Bunny e o mais reproduzido da história do Spotify (Foto: Reprodução/ Spotify)
Mesmo com a sondagem da indústria internacional, Bad Bunny se mantém firme nos seus gêneros musicais, idioma e cultura de origem latina. “Ninguém pede aos gringos que mudem. Isso é quem eu sou. Essa é a minha música. Essa é a minha cultura.”, ele diz. Essa é uma das razões pelas quais ele é considerado um ícone da cultura latina.
Desde então, Bad Bunny figurou no topo das paradas latinas e globais quando lançava um novo projeto, principalmente a partir de “YHLQMDLG” (2020), seu terceiro álbum e o primeiro a deslanchar nos charts globais – hoje, é seu segundo álbum com mais strems no Spotify, com mais de 8,86 bilhões.
Porém, foi em 2022 que Bad Bunny se provou o maior artista do ano, com o disco “Un Verano sin Tí”, que atualmente é o disco mais reproduzido da história do Spotify, com mais de 14 bilhões de strems e rendeu nomeações para o Grammy Awards daquele ano para as categorias “Álbum do Ano” e “Melhor Performance Solo de Pop”.
Nova era
Ainda em 2022, após o sucesso de seu último álbum, Bad Bunny havia anunciado uma pausa para cuidar de sua saúde física e mental, que parece já ter cessado com o single “Where She Goes” em maio deste ano.
Bad Bunny em seu novo videoclipe “Un Preview” (Foto: Reprodução/ YouTube/ @BadBunnyPR)
O porto riqueno retornou na noite da última segunda-feira (25) com o videoclipe de “Un Preview”. O cantor já anunciou o seu novo álbum e afirmou que não se assemelhará com o seu anterior, porém, a data de lançamento ainda não foi divulgada oficialmente pelo artista ou representante.
Foto destaque: Bad Bunny em seu videoclipe do single “Un Preview”. Reprodução/ YouTube/ @BadBunnyPR