Rock in Rio 2024: Avenged Sevenfold encerra 1º fim de semana do Festival com show eletrizante

A banda californiana de metalcore foi a headline do único dia dedicado ao rock na edição comemorativa dos 40 anos do Festival

Redação INMAG Por Redação INMAG
5 min de leitura
Foto destaque: Vocalista do Avenged Sevenfold , M. Shadows, no Rock in Rio 2024 (Reprodução: Wagner Meier/Getty Images embed)

O Avenged Sevenfold encerrou neste domingo (15), o 1º fim de semana do Rock in Rio 2024. A banda de metalcore norte-americana teve o importante papel de encerrar o único dia dedicado ao gênero rock da edição que comemora os 40 anos do Festival.

Os californianos lideraram um line-up composto por Barão Vermelho, Planet Hemp e Pitty, Incubus e Evanescence. Além das bandas lendárias Journey e Deep Purple.

O quinteto entrou no palco mundo tocando o hit Game over, com o vocalista M. Shadows com o rosto encobertoEm seguida, a banda performou a mais pesada Mattel, ambas do mais recente álbum, Life is but a dream, lançado em 2023. Os californianos percorreram por clássicos do início da carreira como Afterlife e A little pierce of heaven. O público eufórico cantou e vibrou em peso o sucesso da banda com o maior número de views do Spotify, Hail to the king, hit de 2013. 

O encerramento ficou por conta da balada do mais recente álbum, Cosmic e do hit A litle piece of heaven, lançada em 2007. Ao longo de quase duas horas de show, com um setlist composto por 17 músicas, acompanhada de um público eufórico que cantava em coro os seus maiores sucessos, a banda mostrou que, no que depende da base fãs, faz sim jus ao título de headliner da noite.

Escolha de headliner criticada

A escolha da banda como headliner do dia dedicado aos estilos rock e heavy metal foi amplamente criticada pelos fãs mais ávidos dos gêneros e saudosistas das antigas edições do Rock in Rio. Mesmo com as críticas e após um hiato de dez anos sem realizar shows no Brasil, o Avenged Sevenfold mostrou que tem uma base sólida de fãs no país.

O vocalista M. Shadows chegou a declarar à Rolling Stone Brasil que a banda não costuma sair dos Estados Unidos para realizar apenas uma apresentação e que o Rock in Rio foi uma exceção devido à história e prestígio do Festival. Shadows ainda afirmou que o show do Iron Maiden gravado durante Rock in Rio 3, em 2001, é um dos seus preferidos.


Vocalista M. Shadows demonstrou grande interação com o público do Rock in Rio 2024 (Reprodução: Wagner Meier/ Getty Images embed)


Dia do Rock

O dia dedicado aos estilos rock e heavy metal da edição que marca os 40 anos de existência do Rock in Rio contou com uma variedade de estilos e faixas etárias. A organização do Festival divulgou nesse sábado (14) o esgotamento dos ingressos para o domingo (15).

O palco Supernova, dedicado a bandas brasileiras com menor apelo comercial, trouxe destaques para bandas de heavy, death e thrash metal, como as bandas Crypta, The Mönic, Eskrota e Black Pantera.

O Barão Vermelho abriu o palco sunset, seguido do Planet Hemp em parceria com a cantora Pitty. A penúltima banda a se apresentar foi americana Incubus e o encerramento do placo sunset ficou a cargo dos britânicos do Deep Purple.

Os brasileiros do Paralamas do Sucesso abriram os shows do palco mundo; seguidos pelo rock clássico do Journey. A banda Evanescence, comandada pela vocalista Amy Lee, foi a penúltima a se apresentar. Os californianos da Avenged Sevenfold encerraram o primeiro fim de semana do Rock in Rio 2024.

O segundo fim de semana do Festival será retomado na próxima quinta-feira (19), tendo como headliner o músico Ed Sheeran e se estenderá até o domingo (22) com o encerramento do canadense Shawn Mendes. A produção do evento ainda informou a disponibilidade de ingressos para os dias 19 e 21 (Dia do Brasil). As demais datas estão esgotadas.

Matéria por Érica Monique Antunes (Lorena – R7)