Caçadores de furacões: pesquisadores embarcam em avião e entram no Furacão Milton

Joao Gustavo O. Silva Por Joao Gustavo O. Silva
2 min de leitura

Um grupo de pesquisadores, conhecido como “caçadores de furacões”, realizou uma jornada bastante arriscada nesta segunda-feira (7). Utilizando uma aeronave batizada de “Miss Piggy”, eles foram até o Golfo do México e entraram no olho do furacão Milton.

O Furacão tem previsão de atingir a Flórida hoje (9), e o feito dos pesquisadores permite que eles possam coletar dados para ajudar na preparação para a chegada do fenômeno em território americano.

Os dados coletados pelos pesquisadores permitem que a tempestade seja mais bem compreendida. Desde que ela foi identificada, os cientistas esperavam que fosse um furacão categoria 3, mas o salto para a categoria os 5 surpreendeu. As autoridades dos Estados Unidos, incluindo o presidente Joe Biden, estão em alerta.


Tempestade é uma das piores da história recente dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Pinterest/Treehugger)

Sobre o Furacão Milton

O Furacão Milton já é considerado a pior tempestade dos últimos 100 anos dos Estados Unidos. Atualmente ele está no Golfo do México e chegou a atingir a categoria 5 na escala que mede o impacto de furacões. Mesmo estando atualmente na categoria 4, o que indica uma queda de categoria, ainda representa risco. A tempestade tem mantido velocidades próximas de 240 km/h, de acordo com o relatório do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Com o alto risco, o chefe da divisão de gestão de emergências da Flórida, Kevin Guthrie, chegou a alertar para os residentes das regiões afetadas que devem se preparar para a maior evacuação já realizada desde 2017, ano em que ocorreu o Furacão Irma.

Por onde vai passar

O furacão pode atingir regiões como as cidades de Cedar Key, Tampa, Fort Myers e Naples. Essas cidades estão localizadas na costa da Flórida. Miami e Orlando também estão na rota do fenômeno.

Com os alertas, os residentes estão buscando estocar alimentos e recursos, o que tem causado desabastecimento e elevação nos preços de itens como combustível.

Deixe um comentário

Deixe um comentário