30% dos eleitores sentem medo de expressar sua intenção de voto

Melissa Lois Por Melissa Lois
3 min de leitura

A última pesquisa de dados do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (20), mostra que 30% dos votantes brasileiros consideram os locais públicos mais perigosos para expressar preferência política ou opção de voto.

A instituição exibiu sete situações e perguntou em quais as pessoas entrevistadas poderiam ter algum tipo de dificuldade em expressar suas opiniões. Depois dos locais públicos (30%), o local de trabalho é o mais mencionado (25%), acompanhado das conversas com a família (24%).

Também foram mencionados: conversas com amigos ou colegas (20%), na igreja ou no culto (18%), na escola ou faculdade (12%) e respostas de pesquisas (2%).

Para 13%, a manifestação pública de voto ou da preferência política nessas condições não traz nenhum tipo de problema (entre as pessoas que têm 60 anos ou mais, a taxa sobe para 25%). Outros 3% não opinaram.

Na pesquisa anterior, efetuada em setembro, 34% mencionaram locais públicos, 26% o local de trabalho, 21% conversas com a família, 21% conversas com amigos e colegas, 16% uma igreja ou culto, 9% uma escola ou universidade e 1% respondeu a pesquisa de opinião. A porcentagem de quem não acredita que seja um problema foi de 14%, já 3% não quiseram opinar.


Individuo realizando seu voto. (Foto: Reprodução/Tribunal Superior Eleitoral)


Em geral, as chances entre os eleitos de Lula e Bolsonaro são similares, mas há diferenças no trabalho e na igreja. Entre os eleitores de Lula, 27% acham que podem ter problemas para expressar o voto no trabalho, em comparação com 23% de bolsonaristas. Nas igrejas, 22% de lulistas acreditam que podem ter um problema contra 15% dos votantes de Bolsonaro.

O Datafolha também apontou que Lula tinha 49% das intenções de voto neste segundo turno, enquanto Bolsonaro tinha 45%.

Para essa pesquisa, 2.912 pessoas foram entrevistadas, em 181 municípios e ocorreu entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e tem índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e com o número de registro de BR-07340/2022.

Foto destaque: Eleitores de Bolsonaro e Lula. Reprodução/Folha Uol.

Deixe um comentário

Deixe um comentário