A radialista e jornalista britânica Fiona Phillips revelou ter sido diagnosticada com a doença de Alzheimer aos 62 anos, tomando conhecimento dela há um ano quando passou a apresentar sintomas de ansiedade e nevoeiro cerebral.
Em uma entrevista exclusiva ao portal britânico Daily Mirror, a ex-apresentadora do programa matinal ITV GMTV Today, disse que o Alzheimer – considerada a demência mais comum – provocada pela morte das células neuronais em um declínio cognitivo, afetando a memória, o raciocínio e o humor, “dizimou” sua família depois que sua mãe, pai e tio também tiveram a doença.
“Minha mãe, meu pai, meu tio Barry. Quero dizer, continua e continua”, relata Phillips na entrevista. “Esta doença devastou minha família e agora veio para mim. E em todo o país há pessoas de todas as idades cujas vidas estão sendo afetadas por isso – é de partir o coração”, acrescentou ela.
A britânica ainda informou que estava tentando “continuar” a vida normalmente, mas queria compartilhar sua história para ajudar outras pessoas. Ela disse que, apesar de temer muito que um dia fosse diagnosticada com a doença, foi um choque quando seu médico disse que os resultados de seus exames mostravam estágios iniciais da doença, especialmente por pensar que esses sintomas estavam relacionados à menopausa.
“É algo que eu poderia ter pensado que conseguiria aos 80 anos”, diz ela. “Mas eu ainda tinha apenas 61 anos.” A jornalista disse que sentiu “mais raiva do que qualquer outra coisa” porque a doença já havia causado tanto impacto em sua vida familiar. “Minha pobre mãe ficou aleijada com isso, depois meu pai, meus avós, meu tio. Ele continua voltando para nós”, disse ela.
A mãe de dois filhos foi diagnosticada com a doença há 18 meses e decidiu revelar a notícia publicamente hoje, em um esforço para combater o estigma em torno da doença. “Ainda há um problema com esta doença que o público pensa em pessoas idosas, curvadas sobre uma vara e falando sozinhas”, disse ela.
“Mas ainda estou aqui, saindo, encontrando amigos para tomar café, saindo para jantar com meu marido (Martin Frizell) e caminhando todos os dias.”
Fiona Phillips e seu marido Martin Frizell. (Foto: Reprodução/Dave Hogan/Getty Images)
Atualmente, ela está participando de testes clínicos para uma nova droga revolucionária chamada Miridesap, que os cientistas esperam que possa retardar os efeitos da doença ou até mesmo revertê-la.
“Só espero poder ajudar a encontrar uma cura que possa melhorar as coisas para outras pessoas no futuro”, disse ela. Também descreveu como seu marido Martin, editor e também jornalista do programa This Morning da ITV, a ajudou a tomar o medicamento, “Pobre Martin, ele tem injetado no meu estômago todos os dias, ele tem sido brilhante”.
Questionada sobre como está lidando com seu diagnóstico, Phillips declara, “Estou apenas fazendo o que normalmente faço. Não quero deixar de trabalhar, ficar sentada brincando com os dedos ou assistindo televisão. Eu simplesmente gosto de fazer as coisas”.
Foto destaque: Fiona Phillips revela diagnóstico de Alzheimer. Reprodução/Getty Images.