Demonstrando comprometimento com a justiça, uma vez que o ex presidente responde à inquéritos na justiça, a viagem de Bolsonaro para a Argentina foi comunicada ao STF, afirma a defesa do antecessor de Lula. A ida até o país vizinho se deve ao fato da posse do presidente eleito Javier Milei que ocorrerá em 10 de dezembro.
Bolsonaro viaja à Argentina para a posse de Javier Milei (Foto: reprodução/G1)
A petição, enviada pela defesa de Jair Bolsonaro, endereçada à Alexandre de Morraes diz o seguinte: “Em atenção às investigações em curso e com profundo respeito a este Juízo, o peticionário vem aos autos informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre os dias 07 e 11 de dezembro”. A petição ainda reitera que – “O peticionário estará acompanhado pelo Coronel Marcelo Costa Câmara e utilizará seu documento de identidade para esta viagem, não necessitando do passaporte para tanto”.
A defesa de Bolsonaro entende que tal atitude visa demonstrar comprometimento com a justiça, a qual o ex presidente responde inquéritos que tramitam no STF. Vale lembrar que, mesmo sendo investigado, Bolsonaro não é proibido de realizar viagens nacionais ou internacionais, uma vez que não caiu sobre ele qualquer condenação. Bolsonaro chegou a apresentar cópias das passagens de ida e volta e usará o RG como documento de viagem. Em maio, durante uma operação sobre suposto esquema de fraude em cartão de vacina, o então ministro do STF autorizou a apreensão do passaporte, contudo, a corporação não viu necessidade de aprender o documento.
Michele ao lado de Bolsonaro
A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, também participará da posse de Javier Milei junto com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto e cerca de 50 bolsonaristas.
Bolsonaro sim, Lula talvez não
Jair Bolsonaro estará presente junto à esposa Valdemar e apoiadores do partido do ex-presidente. O que não se sabe, ou pelo menos ainda não foi confirmado, é a presença do atual chefe de estado brasileiro Luis Inácio Lula da Silva e seu vice Geraldo Alckmin.
Foto Destaque: Jair Bolsonaro irá prestigiar a posse do presidente argentino eleito; Javier Milei (Reprodução/Super Rádio Tupi)