Confira a programação comemorativa do Bicentenário da Independência no RJ

Diogo Nogueira Por Diogo Nogueira
3 min de leitura

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil começam nesta terça-feira (6), véspera do feriado da Independência. De acordo com as atividades divulgadas pelo Comando Militar do Leste (CML), na cidade do Rio de Janeiro, as celebrações estão previstas, inicialmente, com um desfile cívico-militar na Avenida Duque de Caxias, na Vila Militar, onde o público vai poder assistir demonstrações de marcialidade e operacionalidade da tropa.

Como aponta o planejamento do CML, na quarta-feira (7), a partir das 8h, o 31º Grupo de Artilharia de Campanha realizará uma salva de tiros de Artilharia no Forte de Copacabana, de hora em hora. Durante toda a manhã de 7 de setembro, devem ocorrer apresentações de bandas de música do Exército nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca.


O Senado do RJ realiza um seminário com o tema “Bicentenário da Independência: legado e desafios”, nesta segunda-feira (5), às 18h, no Clube de Engenharia. (Foto: Marcos Corrêa/PR)


A partir de 9h, há previsão de uma Parada Naval, com a participação de navios da Marinha do Brasil e de países amigos. O evento partirá do Recreio dos Bandeirantes, em direção à Baia de Guanabara. À tarde, a partir de 13h, está planejado pelo CML uma cerimônia comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana.

Às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executará salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil. Ainda no dia 7 de setembro, no âmbito do CML, estão previstos desfiles cívico-militares nas cidades sedes de aquartelamentos nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Niterói, o desfile cívico-militar está marcado para 9h, na Avenida Amaral Peixoto.

Nas próximas quinta (8) e sexta (9), o Forte de Copacabana permanecerá aberto à visitação gratuita de suas centenárias muralhas, assim como do museu histórico que elas abrigam.

 

Foto Destaque: 200 anos da independência do Brasil reserva uma série de celebrações no Rio de Janeiro. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Deixe um comentário

Deixe um comentário