Forças aéreas israelenses bombardeiam Faixa de Gaza após tréguas

Nicollas Alcântara Por Nicollas Alcântara
3 min de leitura

Desde o término da trégua na manhã de sexta-feira (1), ataques aéreos israelenses atingiram 400 alvos associados ao grupo terrorista Hamas. O Ministério da Saúde do Hamas reporta que 193 palestinos perderam a vida, enquanto mais de 700 ficaram feridos como resultado desses ataques. As forças de segurança de Israel afirmam que um dos comandantes do Hamas, envolvido no planejamento de ataques terroristas contra Israel em 7 de outubro, foi morto durante os ataques.

Conflito

No sábado (2), os conflitos se intensificaram pelo lançamento de mísseis por parte de terroristas em direção a cidades israelenses, incluindo Tel Aviv, ocasionando ferimentos a um jovem israelense em Holon. As forças armadas de Israel acusaram o Hamas de infringir os acordos da pausa humanitária, argumentando sobre ataques a Israel e a falta de liberação do número previamente estipulado de reféns. Em resposta, o Hamas condicionou a soltura dos israelenses detidos em Gaza à estipulação de uma nova trégua.

No mesmo dia, uma manifestação em Tel Aviv exigiu a libertação dos sequestrados, evidenciando o crescente desespero entre os familiares. O grupo das famílias dos reféns solicitou uma reunião com o gabinete de guerra israelense. Simultaneamente, a Cruz Vermelha reportou a entrada de mais de 100 caminhões de ajuda humanitária em Gaza via fronteira com o Egito no sábado (2). Entretanto, alertaram para as possíveis complicações na distribuição dessa assistência devido aos ataques recentes.


Bombardeio da força aérea israelense focaram quatrocentos alvos associados ao Hamas, nessa sexta (1) (Foto: reprodução/TV Globo)


Pronúncia

No sábado à noite, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, enfatizou os esforços militares e diplomáticos para libertar reféns. Comprometeu-se a prosseguir com a ofensiva, visando a eliminação do Hamas e a libertação dos sequestrados, destacando a necessidade de uma operação terrestre. Simultaneamente, o presidente francês, Emmanuel Macron, durante coletiva em Dubai na COP 28, anunciou sua intenção de viajar ao Catar em busca de um acordo para uma nova trégua na Faixa de Gaza.

Foto destaque: ataque das forças aéreas israelenses contra a Faixa de Gaza nesse sábado (2) (Reprodução/John McDougall/AFP)

Deixe um comentário

Deixe um comentário