Games brasileiros ganham destaque no mercado nacional e internacional

Camila Andrade Por Camila Andrade
3 min de leitura

O Brasil está a cada dia conquistando mais espaço internacional através da indústria dos games. No ano de 2021, houve um crescimento de 600% em exportações de títulos de jogos desenvolvidos, representadas por um total de 140 empresas participantes do projeto Brazil Games. O objetivo dessa iniciativa é da APEX e da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos). A receita teria ultrapassado no total R$ 10 bilhões (US$ 2 bilhões).

Ainda sobre os títulos, estes seguem ganhando destaque. Durante essa semana, a Playstation fez um anúncio de que o Pocket Bravery, jogo de luta brasileiro, desenvolvido pelo estúdio Statera, chegará ao seu console em 2023. Um dos destaques da Evo 2022, evendo proporcionado pela Sony, foi justamente este título. O game toma como inspiração os jogos clássicos como Street Fighter e Fatal Fury, e terá versões para PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series e PC.


O jogo de luta brasileiro, Pocket Bravery, foi feito pelo estúdio Statera, e chegará a PlayStation em 2023 (Foto: Reprodução/Forbes)


Outro game brasileiro a ser desenvolvido é o Camp Wars, de Pedro Caxa, que já desperta interesse, nacional e internacional. Em 2020, Pedro havia decidido criar o jogo, o que acabou ajudando o desenvolvedor a lidar com um período de depressão. Ele havia postado o primeiro vídeo apresentando o seu projeto no TikTok. O conteúdo chegou a uma repercussão de 1,5 milhão de visualizações em poucos dias. Já o vídeo teve o dobro: 3 milhões. Logo, uma vaquinha na ocasião teria sido criada e iniciado a motivação, ao ter arrecadado, na época, R$ 4,5 mil.

A visibilidade do seu objetivo e o dinheiro arrecadado foram fatores impulsionadores para que o jogo recebesse um investimento do Itaú no ano passado.

Conquista Regional

O maior mercado de games da América Latina ainda é o Brasil na receita somada de R$ 11 bilhões em 2021 com a previsão de crescimento de 6% para este ano, de acordo com a consultoria Newzoo, além disso, o país é conhecido pela sua capacidade de compra, além da contratação de profissionais capacitados para o avanço da indústria.

Na 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), foi abordado um aumento de percentual de 2,5 pontos numa compração do ano passado, 74,5% da pesquisa da população do Brasil afirmando jogar em 2022. Logo, os brasileiros migram cada vez mais para o posto de gamers.

 

Foto de destaque: Reprodução/SucodeMangá

Deixe um comentário

Deixe um comentário