O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou suas investidas em busca do apoio de Luciano Bivar (União Brasil) e André Janones (Avante), diante da possibilidade de vencer a eleição presidencial no primeiro turno. Com Luciano Bivar, pré-candidato à presidência deu indícios que ao PT que pretende desistir de sua candidatura para apoiar Lula no primeiro turno.
Já com André Jonanes, deputado federal e pré-candidato pelo Avante, o ex-presidente fez uma abordagem pública. Jonanes republicou em seu Twitter que concorre à presidência para “defender a democracia” e Lula responde: “Fico feliz. Essa também é a causa que me motiva na política, estamos juntos nisso. Vamos conversar”. Nesta semana, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, conversou com Janones para mediar uma conversa entre os dois.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Leiam até o final! <a href=”https://t.co/zxC620cUXC”>pic.twitter.com/zxC620cUXC</a></p>— André Janones (@AndreJanonesAdv) <a href=”https://twitter.com/AndreJanonesAdv/status/1552742211883876357?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 28, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
André Jonanes comenta em rede social que se lancou candidato à presidência do Brasil para defender a democracia.
A edição mais recente do Datafolha, divulgada ontem, indica que Lula aparece com 47% das intenções de voto, o colocando a 18 pontos percentuais à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Vale lembrar que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e assim, o Datafolha aponta a possibilidade de Lula vencer o pleito ainda no primeiro turno. Hoje Janones tweetou que aceita conversar “com aquele que lidera as pesquisas”. Confira:
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente pra conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado.<br><br>Convite aceito. Vamos conversar <a href=”https://twitter.com/LulaOficial?ref_src=twsrc%5Etfw”>@lulaoficial</a>.</p>— André Janones (@AndreJanonesAdv) <a href=”https://twitter.com/AndreJanonesAdv/status/1553012261467430914?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 29, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
André Jonanes diz em rede social que aceita conversar com Lula.
Desde o início do ano o PT tem se movimentado para atrair esses dois partidos e além de aumentar o seu tempo de TV, o ex-presidente quer ampliar a frente de sua candidatura e conseguir o apoio de legendas de centro para a coligação.
Juntos, Lula apoiaria a tentativa de reeleição de Bivar à Câmara dos Deputados por Pernambuco, abrindo uma possibilidade de apoio para que o deputado concorra à presidência da Casa se for eleito. O União Brasil está resistente às investidas do ex-presidente e mantém a candidatura de Bivar à presidência pode ser vista como uma tentativa de não se posicionar diante da polarização na disputa entre Lula e Bolsonaro.
Foto em destaque: Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/Brasil de Fato)