Quatro indústrias de sucos foram fechadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em uma operação de combate a fraudes nesta quarta-feira (24).
Três das fabricas ficam em Santa Catarina e uma em São Paulo. Os agentes apreenderam 46 mil kg de suco concentrado e 78 mil litros de cuco de laranja integral.
Por meio de nota, o Ministério da Agricultura informou que não pode divulgar os nomes das empresas, porque a investigação ainda está em andamento.
As irregularidades encontradas nos produtos incluem:
- Adulteração das bebidas elaboradas, ou seja, a matéria-prima dos sucos, que são as frutas, eram trocadas por outra;
- Em umas das fábricas, foi encontrado a presença de aditivos conservadores, elementos usados para aumenta a vida útil do suco, em que no rótulo estava destacado a ausência deles;
- Já em outra fábrica, o aditivo alimentar edulcorante (usado para deixar o suco mais doce que o comum) foi encontrado nos produtos, mesmo sendo um elemento proibido em sucos.
Suco fraudado apreendido em operação do Ministério da Agricultura. Foto: (Reprodução/Ministério da Agricultura)
Três das quatro indústrias já responderam a recentes processos pela prática de adulteração das bebidas elaboradas anteriormente. Se os resultados das atuais fraudes forem confirmadas, os estabelecimentos serão autuados por adulteração de bebidas, e os produtos também podem ser apreendidos, além de pagarem multa de até R$ 117.051 por lote fraudado.
De acordo com o chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Basso, as empresas só serão reabertas após as irregularidades serem sanadas e aprovadas pelo Ministério.
“As empresas também ficam proibidas de comercializar qualquer produto até que as práticas irregulares sejam sanadas e aprovadas pelo Mapa, após nova avaliação“, explica Kleber Basso.
Para sanar as irregularidades é preciso implementar um sistema de controle capaz de garantir a qualidade e identidade dos produtos, além de poder fazer o rastreamento de cada lote produzido, das matérias-primas e insumos utilizados, acrescentou o Ministério.
Foto destaque: Sucos apreendidos em operação do Ministério da Agricultura. Foto: Reprodução/Ministério da Agricultura