Pesquisa Datafolha mostra Lula com 32 pontos de vantagem em eleitores de baixa renda

Pesquisa realizada pelo jornal “Folha de São Paulo” na última quinta-feira (24), mostra o ex-presidente Lula (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL), mas indica uma tendência de queda na vantagem entre eleitores de menor renda familiar. Em dezembro a diferença era de 40 pontos neste segmento do eleitorado, já agora é de 32 pontos. […]

25 mar, 2022

Pesquisa realizada pelo jornal “Folha de São Paulo” na última quinta-feira (24), mostra o ex-presidente Lula (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL), mas indica uma tendência de queda na vantagem entre eleitores de menor renda familiar. Em dezembro a diferença era de 40 pontos neste segmento do eleitorado, já agora é de 32 pontos.

Mesmo que as pesquisas não sejam exatamente comparáveis já que houveram mudanças na lista de candidatos, a queda de Lula na preferência em que ele, historicamente, conquistou eleitores fiéis, mostra uma mudança de panorama.


Pesquisa Datafolha mostra Lula com 32 pontos de vantagem em eleitores de baixa renda

Lula e Bolsonaro são os principais nomes da corrida presidencial atualmente (Foto:Reprodução/Poder360)


Já em situação de segundo turno a diferença cresce mais. Entre aqueles que recebem o Auxílio Brasil, Bolsonaro aparece 45 pontos atrás de Lula. Em meio aos beneficiários, a rejeição não sofreu muitas mudanças e se manteve em 62% que dizem não votar no atual presidente de maneira nenhuma.

Bolsonaro espera diminuir esta diferença com o avanço do pagamento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. A expectativa é que isso amenize o baixo desempenho do candidato do PL entre os eleitores mais pobres até o momento da disputa presidencial, já que pelo menos 17 milhões de famílias são atendidas pelo programa atualmente.

E na classe média?

Na outra vertente, Bolsonaro cresceu significativamente entre seu principal eleitorado, a classe média e tem puxado a alta das pesquisas.

Em dezembro, Jair Bolsonaro também perdia para Lula entre os eleitores com renda de dois a cinco salários mínimos. Na época o candidato do PT possuía 53%, contra 36% das intenções de voto no segundo turno. Já na pesquisa realizada dia 24 de março estão em empate técnico de 45% para o ex-presidente, contra 43% do atual.

O Datafolha ouviu 2556 eleitores em 181 munícipios do todo o país entre terça-feira (22) e quarta-feira (23). A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o protocolo BR-08967/2022. A margem de erro do atual cenário eleitoral da pesquisa é de 95%.

Foto Destaque: Reprodução/TechnoBlog

 

Mais notícias