Preço do arroz em 2023 alcança níveis da época de pandemia
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostrou uma alta no preço do arroz no ano de 2023: nos últimos 12 meses, o item aumentou mais de 16%. Atualmente, um pacote de 5kg de arroz pode chegar a R$30, preço que o produto não alcançava desde a pandemia, há três anos. Política protecionista […]
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostrou uma alta no preço do arroz no ano de 2023: nos últimos 12 meses, o item aumentou mais de 16%. Atualmente, um pacote de 5kg de arroz pode chegar a R$30, preço que o produto não alcançava desde a pandemia, há três anos.
Política protecionista da Índia afetou o Brasil
A pesquisa da Abras indicou que a tendência de aumento pode ser sentido ao longo de todo o país, e existem algumas razões para isso, e uma delas tem a ver com a Índia. A nação asiática abastece boa parte do mundo, e recentemente reduziram o nível de exportação a fim de proteger a economia nacional. Porém, isso faz com que o restante do globo fique com um estoque menor de arroz, encarecendo o item.
Além disso, o Brasil se encontra em um período de entressafra: ou seja, estamos entre uma safra e outra do arroz, o que torna o grão mais difícil de ser achado e, consequentemente, mais caro.
Temporais no Rio Grande do Sul agravaram a situação
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, e nos últimos meses sofreu com fortes chuvas e ciclones, o que atrapalhou tanto as colheitas, quanto o plantio da nova safra no estado. De acordo com o Instituto Rio-Grandense de Arroz, dos quase mil hectares previstos para o cultivo do grão, pouco mais da metade foi utilizada.

Temporais no sul prejudicaram colheita de arroz e atrapalharam nova safra (foto: reprodução/Sebastião Araújo/Embrapa)
O diretor técnico da Federarroz, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, também explicou que o tempo seco é o mais favorável para o plantio do arroz, o que não foi possível na região nos últimos meses, e comprometeu as safras.
Foto destaque: preços do arroz voltam ao nível da pandemia (Reprodução/Jornal Hoje/G1)
