O Presidente Luís Inácio da Silva (PT), que realizaria uma visita a Rio Verde (GO) nesta quinta-feira (15), teve de cancelar a agenda, devido ausência de condições de pouso do avião, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação (Secom) do governo, nesta manhã de sexta-feira (16).
Devido ao tempo fechado na região, o avião em que estava o presidente, na companhia do ex-presidente José Sarney e do ministro de Transportes, Renan Filho, sequer chegou a realizar decolagem. Segundo a Presidência da República, Lula precisou aguardar por 1h20 na Base Aérea de Brasília, sem poder decolar para Rio Verde. Ele retornou ao Palácio da Alvorada. A visita do presidente Lula se daria em razão da inauguração da ferrovia norte-sul. No entanto, por ocasião do imprevisto, o evento terá outra data para acontecer, disse o comunicado do governo. Durante à noite, Lula fará decolagem em Belém (PA), onde deverá ficar para repousar.
Presidente Lula. (Foto Reprodução: CNN)
Já no sábado (17), ele cumprirá agendas a respeito da COP-30. O presidente deverá também se encontrar com o deputado federal Celso Sabino do União Brasil (PA), que é cotado para assumir o Ministério do Turismo, com a demissão da ministra Daniela Carneiro. O deputado é tido como o favorito para ocupar a pasta. Ele também deverá assinar ordem de serviços para iniciar obras referente ao Porto Futuro II. Já na cidade de Abaetetuba (PA) o presidente fará a entrega de um residencial do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A inauguração do terminal em Rio Verde de empresa Rumo, que é concessionária da Ferrovia norte-sul, consolida a conclusão das obras da ligação ferroviária. Conecta os Portos de Itaqui, no estado maranhense, ao de Santos, em São Paulo. Foram mais de 35 anos de duração das obras. Ao todo, a ferrovia completa 2.257 quilômetros (km) e atravessa quatro regiões. O município Rio Verde é um dos polos principais do agronegócio da região Centro-Oeste. Assim, o terminal em Rio Verde passa a ser considerado estratégico. Conforme a Secretaria de Comunicação do Governo Federal, todas as viagens do chefe do executivo à capital Belém, assim como à Europa, que ocorrerão na próxima semana, estão mantidas na agenda.
Foto Destaque: Presidente Lula. Foto Reprodução/Pixabay