A revisão cadastral do Bolsa Família tem sido alvo de polêmica desde o anúncio feito pelo Governo Federal. De acordo com a ministra Simone Tebet, a revisão pode gerar uma economia de até 7 bilhões de reais aos cofres públicos, mas o objetivo não é cortar gastos, e sim verificar quem está recebendo o benefício de forma irregular.
O objetivo de revisar os cadastros do Bolsa Família é identificar as famílias unipessoais, ou seja, aquelas em que o cidadão declara morar sozinho. Para isso, o governo está cruzando os dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico) com outros programas do governo para verificar a veracidade das informações fornecidas.
Desde março deste ano, a revisão já vem acontecendo e, segundo informações do Governo, já foram excluídos 1,4 milhão de beneficiários. Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, essa revisão é uma medida importante para garantir que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficiente possível. Ao verificar quem realmente tem direito ao benefício, o governo pode direcionar os recursos para as famílias que mais precisam, ao mesmo tempo em que evita fraudes e desperdícios.
No entanto, a repercussão na internet não tem sido muito positiva. Principalmente entre o eleitorado da oposição, há críticas à revisão cadastral, que é vista por alguns como uma medida que prejudica os mais pobres e os exclui ainda mais dos programas sociais. Confira abaixo um dos muitos tweets que estão circulando contrários a ação do novo governo.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>o Gov. Lula não fez nada pra grande massa, não deu um aceno se quer, até mesmo o Bolsa Família que usaram pra ficar no poder estão cortando a torto e a rodo, o gov. só se fala em novos impostos, e ainda tem gente defendendo com unhas e dentes.<br>essa idolatria que vai nos afundar.</p>— Mateus Resistência (@Mateusto10) <a href=”https://twitter.com/Mateusto10/status/1651335921436962822?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 26, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Opinião de internauta sobre a revisão do Bolsa Família. Reprodução / Twitter / @Mateusto10
O programa Bolsa Família foi criado em 2003 pelo Governo Federal e tem como objetivo fornecer transferência de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, visando garantir acesso à alimentação, educação e saúde. Atualmente, o valor do benefício é de R$ 670,33 e em março deste ano o número de famílias beneficiadas era de 21,1 milhões.
Foto Destaque: Simone Tebet. Reprodução / Instagram