São Paulo deve receber aproximadamente um milhão de visitantes no feriado de Semana Santa. Com isso, movimenta cerca de R$ 5 bilhões, conforme apontou a pesquisa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur). O levantamento foi feito pelo Centro de Inteligência de Economia do Turismo (CIET). Para 98% dos municípios turísticos do estado, o número de visitantes deve crescer em comparação ao ano de 2022.
O estado de São Paulo é considerado o de maior destino religioso do Brasil e com maior centro de peregrinação da América Latina. É no estado que está localizada a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que também é conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é um templo religioso católico, localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e considerado o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Também é o maior espaço religioso do país, com mais de 143 mil metros quadrados de área construída, ao longo de todo o Santuário. Outros locais visitados pelos turistas são a Rota da Luz, que atrai milhares de pessoas todos os anos.
Turistas em São Paulo. (Reprodução: SBTNews)
Nas cidades de Guaratinguetá e Lorena, os hotéis terão ocupação média em 90%, superando os 70% do ano passado no mesmo período. O litoral do estado está também aquecido, com expectativa de ocupação de 75%, nesta Páscoa.
O turismo deve registrar neste ano o maior desempenho dos últimos cinco anos, com crescimento de 7,8% do setor, segundo a CIET. O PIB (Produto Interno Bruto) do turismo paulista deve bater os R$ 299,4 bilhões.
Foto Destaque: Bairro Jardins em São Paulo. Reprodução: Freepik.