China dá aval para 183 empresas do Brasil exportarem café

A embaixada da China no Brasil anunciou no sábado (2), por meio das redes sociais, que 183 empresas brasileiras receberam autorização para exportar café ao mercado chinês. A decisão entrou em vigor em 30 de julho e representa um alívio para os exportadores do Brasil, que recentemente foram impactados por uma tarifa de 50% aplicada […]

04 ago, 2025
Foto destaque: Lula e o presidente da China Xi Jinping (reprodução/Instagram/@ptbrasil)
Foto destaque: Lula e o presidente da China Xi Jinping (reprodução/Instagram/@ptbrasil)
Presidente Lula e o presidente da China Xi Jinping em recente aprovação da China para exportar café de empresas do Brasil.

A embaixada da China no Brasil anunciou no sábado (2), por meio das redes sociais, que 183 empresas brasileiras receberam autorização para exportar café ao mercado chinês.

A decisão entrou em vigor em 30 de julho e representa um alívio para os exportadores do Brasil, que recentemente foram impactados por uma tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos, conforme determinação do presidente Donald Trump na última semana. Segundo a embaixada, as autorizações concedidas terão validade de cinco anos.

Dificuldades da tarifa

A imposição da nova tarifa traz obstáculos aos exportadores brasileiros, que enviam aproximadamente 8 milhões de sacas de café anualmente aos Estados Unidos. Diante disso, eles agora procuram novos mercados para seus produtos.

A China, principal parceiro comercial do Brasil, surge como uma alternativa promissora e mais viável para estabelecer o comércio. Já os Estados Unidos continuam sendo grandes compradores de diversos itens brasileiros, como carne bovina, suco de laranja e, naturalmente, café.


China aprova 183 empresas do Brasil para exportar café (Vídeo: Reprodução/Youtube/Jornal da Record)

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em junho o país embarcou 440 mil sacas de café com destino aos Estados Unidos, um volume quase oito vezes superior ao das 56 mil sacas enviadas à China no mesmo período.

Relação do Brasil com os EUA

O Brasil é responsável por cerca de um terço do mercado de café nos Estados Unidos, cujo valor chegou a US$ 4,4 bilhões no período de 12 meses encerrado em junho. A recente medida é positiva para os exportadores brasileiros, que sentiram os impactos da tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump.

Os EUA, que são o maior comprador de café brasileiro no mundo, respondem por 16% das exportações do produto, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em contrapartida, o Brasil ocupa a posição de principal fornecedor de café para o mercado americano.

Mais notícias