O jogador Daniel Alves foi recentemente condenado a pagar uma indenização de R$ 80 mil aos compositores Giuliano Matheus e Thiago Matheus pelo uso inadequado de uma de suas composições. Daniel Alves teria usado a música “Avião” para uma campanha da Organização das Nações Unidas “ONU”, que é de autoria de Giuliano e Thiago. Atualmente o ex-jogador está cumprindo liberdade condicional em outra condenação.
Entenda o caso
Daniel Alves foi convidado pela ONU para uma campanha contra a desinformação e disseminação de notícias falsas, as fake news. O ex-jogador, que estava começando a lançar uma carreira musical, apresentou uma nova música, intitulada “Avião”. O projeto aconteceu durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020.
Além de Daniel Alves, outros nomes da música brasileira também estavam na campanha, como Fábio Jr., Nando Reis, Carlinhos Brown, Sandra de Sá e Roberta Miranda, o que trouxe mais visibilidade para a campanha.
Os compositores Giuliano Matheus e Thiago Matheus entraram com uma ação na Justiça alegando que Daniel Alves teria roubado a autoria da música, que foi apresentada ao ex-jogador quando Giuliano viajou para Barcelona, em 2016. Daniel Alves teria se interessado pela música e adicionou algumas sugestões à letra, que foram aceitas.
A decisão e as consequências
A defesa de Daniel Alves argumentou que a canção é original e ideia criativa de Alves, porém a juíza Priscilla Kumode, responsável pelo caso, não ficou satisfeita com a argumentação e definiu que a composição teria sido uma parceria entre Daniel Aves e Giuliano Matheus e Thiago Matheus, portanto teria sido necessário que o ex-jogador os creditasse.
Com a condenação, a carreira de Daniel Alves na música pode enfrentar complicações por conta da séria questão envolvendo os créditos. Futuros contratos podem precisar de maiores cuidados em relação aos direitos autorais, sendo mais rígidos com o ex-jogador. Daniel Alves ainda pode recorrer a decisão caso não esteja de acordo com a condenação. Hoje, o ex-jogador é casado com a modelo Joana Sanz e aguarda decisão final da Justiça da Espanha em caso de estupro.