Exames médicos indicam que Lula pode voltar a exercer suas atividades

O presidente sofreu uma queda no último sábado (19), e teve que cancelar sua viagem para Rússia

Rafaela Gama Por Rafaela Gama
2 min de leitura
Foto destaque: Presidente Lula (Reprodução/Ricardo Stuckert/Portal G1)

Após sofrer uma queda no último sábado (19), o presidente Lula voltou a ser submetido a exames e os resultados foram divulgados hoje (22). Segundo nota dos médicos do hospital Sírio-Libanês, o atual presidente está apto para voltar a exercer suas responsabilidades. 

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 22/10/2024, no Hospital Sírio Libanês, unidade Brasília, para reavaliação. O exame de imagem está estável em comparação ao anterior, com a programação de realizar novo exame de controle em 72 horas. Encontra-se apto a exercer sua rotina de trabalho”, disse boletim médico

Na segunda-feira (21), Lula chegou a realizar algumas de suas atividades, mas nada fora do Palácio do Planalto.

Queda no banheiro

O presidente Lula sofreu um acidente doméstico no último sábado (19) ao cair no banheiro de sua casa, no Palácio do Planalto. O governante teve um corte na nuca, necessitando ser submetido a uma bateria de exames, além de tomar cinco pontos no local do ferimento.

Apesar de não ter sido um acidente grave, Lula precisou voltar ao Hospital Sírio-Libanês para realizar novos exames e cancelar sua viagem à Rússia, onde está sendo realizada a conferência do BRICS.


Presidente Lula (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Andressa Anholete)


Participação por videoconferência

Depois da confirmação de que o presidente Lula não iria estar presencialmente na conferência do BRICS, que está ocorrendo em Kazan, na Rússia, foram buscadas maneiras de manter a participação do presidente nas reuniões do grupo. Então, a Presidência da República divulgou que existe a possibilidade de Lula participar das reuniões por videoconferência.

Para o Brasil ter um representante no evento, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi escolhido para substituir o presidente na cúpula do BRICS.

Hoje o presidente Lula confirmou, em ligação com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que irar participar das reuniões por videoconferência. O governante russo, segundo o Itamaraty, lamentou a falta de Lula no evento.