Indonésia emite alerta de tsunami após erupção vulcânica

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura
Foto Destaque: vulcão em erupção (Foto: reprodução/AFP Photo/PVMBK/g1)

Na noite desta quarta-feira (17), o governo da Indonésia emitiu um alerta para risco de tsunami após a súbita erupção do monte Ruang, um vulcão localizado na província de Sulawesi. As autoridades já estão efetivaram medidas para a população local ser evacuada, enquanto a atividade vulcânica continuar.

A força da erupção do Monte Ruang está aumentando e emitiu nuvens quentes de aproximadamente 1,7 quilômetros,” disse Hendra Gunawan, chefe de uma agência de vulcanologia nacional, explicando o porquê das autoridades terem advertido contra a aproximação tão perto quanto 6 quilômetros do pico.

O vulcão em si possui 725 metros de altitude, e fica localizado na remota Ilha Ruang. As nuvens mencionadas – que podem carregar vários elementos químicos tóxicos, como cinzas vulcânicas – além de serem expansivas em largura, também chegaram à quase 3 quilômetros de altura.


Vulcão entra em erupção na Indonésia (Vídeo: reprodução/Youtube/Folha de São Paulo

Evacuação

No total, foram registradas cinco erupções nas últimas 24 horas, sendo que a primeira ocorreu na terça-feira às 10h45 do horário de Brasília. Atualmente, o maior temor é que a atividade vulcânica elevada possa fazer com que parte do monte Ruang desabe e caia no mar, causando um tsunami, como já ocorreu em 1871.

Pelo menos 11.615 residentes que se encontram na área de risco devem ser evacuados para um local seguro,” afirmou Abdul Muhari, da agência de desastres vulcânicos.

A maior parte já foi evacuada na quarta-feira (aproximadamente 11 mil), e não foi registrada nenhuma morte até o momento, um patamar que as autoridades têm esperança de manter. A elevada atividade vulcânica está sendo atribuída aos terremotos que ocorreram nas semanas passadas na Indonésia.

Anel de fogo

No ano de 2018 também já havia sido registrado uma erupção do vulcão Anak Krakato, provocando um tsunami nas costas de Sumatra e Java, o que causou o óbito de mais de 400 pessoas.

A relativa frequência com que o país presencia tais desastres naturais é devido a sua localização no “Anel de Fogo do Pacífico”, região onde o encontro de placas tectônicas causa atividades sísmicas e vulcânicas elevadas: apenas em seu território, a Indonésia possui cerca de 120 vulcões ativos.

MARCADA:
Deixe um comentário

Deixe um comentário