Julgamento de Paulo Cupertino pela morte de Rafael Miguel começa nesta quinta-feira
O julgamento de Paulo Cupertino Matias começou nesta semana no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Ele responde por assassinar o ator Rafael Miguel, de 22 anos, e os pais do jovem, João e Miriam, em junho de 2019, na porta da casa da filha, Isabela Tibcherani. Na ocasião, Rafael havia ido ao […]
O julgamento de Paulo Cupertino Matias começou nesta semana no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Ele responde por assassinar o ator Rafael Miguel, de 22 anos, e os pais do jovem, João e Miriam, em junho de 2019, na porta da casa da filha, Isabela Tibcherani. Na ocasião, Rafael havia ido ao local para conversar com Cupertino sobre o namoro com Isabela.
Cupertino disparou treze vezes contra o ator e os pais, que morreram na hora. Após o crime, ele fugiu e ficou foragido por quase três anos circulando com disfarces e usando documentos falsos. A Polícia Civil o localizou apenas em 2022, em um hotel em Interlagos.
Crime motivado por intolerância
Segundo o Ministério Público, o crime foi motivado pelo ódio de Paulo Cupertino ao namoro da filha Isabela Tibcherani com Rafael Miguel. Ele responde por homicídio triplamente qualificado, com agravantes de motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas.
Além dele, serão julgados Eduardo José Machado e Wanderley Antunes Ribeiro, acusados de ajudá-lo na fuga após o assassinato. Preso desde maio de 2022, Cupertino terá seu destino decidido por sete jurados. Nove testemunhas devem ser ouvidas ao longo do julgamento.

Crime chocou o país
Antes do início do julgamento, Cupertino tentou suspender o processo pedindo novas diligências, mas o juiz Antônio Carlos Pontes de Souza rejeitou o pedido. Segundo ele, o réu foi o principal responsável pelos atrasos, ao dispensar defensores e trocar de advogados repetidamente.
Isabela, filha de Paulo Cupertino e ex-namorada de Rafael Miguel, é uma das nove testemunhas ouvidas no júri. Em 2022, ela declarou ao programa Fantástico: “Não é fácil ser filha de um assassino”, e afirmou ter presenciado o momento em que o pai executou o ator e seus pais.
