Julgamento de Paulo Cupertino pela morte de Rafael Miguel começa nesta quinta-feira

O julgamento de Paulo Cupertino Matias começou nesta semana no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Ele responde por assassinar o ator Rafael Miguel, de 22 anos, e os pais do jovem, João e Miriam, em junho de 2019, na porta da casa da filha, Isabela Tibcherani. Na ocasião, Rafael havia ido ao […]

29 maio, 2025
Foto destaque: Paulo Cupertino detido em maio de 2022, em São Paulo (Reprodução/Willian Moreira/Estadão)
Foto destaque: Paulo Cupertino detido em maio de 2022, em São Paulo (Reprodução/Willian Moreira/Estadão)
Cupertino é julgado nesta semana pela morte de ator e de pais

O julgamento de Paulo Cupertino Matias começou nesta semana no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Ele responde por assassinar o ator Rafael Miguel, de 22 anos, e os pais do jovem, João e Miriam, em junho de 2019, na porta da casa da filha, Isabela Tibcherani. Na ocasião, Rafael havia ido ao local para conversar com Cupertino sobre o namoro com Isabela.

Cupertino disparou treze vezes contra o ator e os pais, que morreram na hora. Após o crime, ele fugiu e ficou foragido por quase três anos circulando com disfarces e usando documentos falsos. A Polícia Civil o localizou apenas em 2022, em um hotel em Interlagos.

Crime motivado por intolerância

Segundo o Ministério Público, o crime foi motivado pelo ódio de Paulo Cupertino ao namoro da filha Isabela Tibcherani com Rafael Miguel. Ele responde por homicídio triplamente qualificado, com agravantes de motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas.

Além dele, serão julgados Eduardo José Machado e Wanderley Antunes Ribeiro, acusados de ajudá-lo na fuga após o assassinato. Preso desde maio de 2022, Cupertino terá seu destino decidido por sete jurados. Nove testemunhas devem ser ouvidas ao longo do julgamento.


Julgamento de Paulo Cupertino pela morte de Rafael Miguel começa nesta quinta-feira
O ator Rafael Miguel e os pais João Alcisio Miguel e Miriam Selma da Silva (Foto: reprodução/Caras Brasil)

Crime chocou o país

Antes do início do julgamento, Cupertino tentou suspender o processo pedindo novas diligências, mas o juiz Antônio Carlos Pontes de Souza rejeitou o pedido. Segundo ele, o réu foi o principal responsável pelos atrasos, ao dispensar defensores e trocar de advogados repetidamente.

Isabela, filha de Paulo Cupertino e ex-namorada de Rafael Miguel, é uma das nove testemunhas ouvidas no júri. Em 2022, ela declarou ao programa Fantástico: “Não é fácil ser filha de um assassino”, e afirmou ter presenciado o momento em que o pai executou o ator e seus pais.

Mais notícias