Lula agradece a líderes mundiais pelas mensagens após cirurgia

O presidente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo

Júlia Fabra Por Júlia Fabra
3 min de leitura
Foto destaque: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Reprodução/Instagram/@lulaoficial)

Desde sua internação na terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem recebido mensagens de apoio de autoridades nacionais e internacionais. Após a drenagem de um coágulo no crânio, ele foi submetido a um novo procedimento para cauterizar uma artéria e prevenir sangramentos futuros.

Mensagem de autoridades

Na tarde da quinta-feira (12), o perfil oficial do presidente no X (antigo Twitter) respondeu a mensagens de personalidades políticas agradecendo os votos de recuperação.


Lula no X (Reprodução/X/@lulaoficial)


“Obrigado, meu caro amigo”, foi uma das mensagens direcionadas ao presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.


Lula no X (Reprodução/X/@lulaoficial)


Em resposta à primeira-ministra Mia Amor Mottley, o presidente brasileiro agradeceu o carinho do povo de Barbados.


Lula no X (Reprodução/X/@lulaoficial)


Lula também expressou sua gratidão ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e afirmou que espera encontrá-lo em breve e seguir ampliando a parceria entre os dois países.


Lula no X (Reprodução/X/@lulaoficial)


Lula também agradeceu ao presidente da Bolívia e reiterou o desejo de fortalecer os laços entre os dois países.


Lula no X (Reprodução/X/@lulaoficial)


“Obrigado, companheiro”, respondeu Lula aos votos de recuperação do presidente de Cuba.

Entenda o que aconteceu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de emergência na noite de segunda-feira (9), após ser diagnosticado com uma hemorragia intracraniana. O quadro foi resultado de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando o presidente caiu no banheiro da residência oficial e bateu a cabeça. Após o incidente, Lula apresentou mal-estar semelhante a um quadro gripal, com dores de cabeça, o que o levou a buscar atendimento no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.


O presidente Lula sofreu um corte na nuca após cair no Palácio da Alvorada (Reprodução/Getty Images Embed)


Diante da queda recente, o presidente foi submetido a uma ressonância magnética, que revelou a presença de um hematoma na cabeça, decorrente do acidente. Com o diagnóstico, Lula foi transferido para a unidade do hospital em São Paulo, onde foi realizada uma trepanação para drenar a hemorragia.

Na quinta-feira (12), o presidente passou por um novo procedimento preventivo, que já estava previsto no protocolo médico, para cauterizar uma artéria e evitar futuros sangramentos.

Embora ainda não haja uma previsão oficial de alta, o médico pessoal de Lula, Dr. Roberto Kalil Filho, afirmou que a expectativa é de que o presidente possa deixar o hospital no início da próxima semana.