Lula convidará Trump para a COP30 através de ligação

Nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou que convidará Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para a COP30. O convite para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ocorrerá durante um evento no Palácio Itamaraty. A COP30 reunirá diversos países para discutir ações de enfrentamento à crise climática, […]

05 ago, 2025
Foto destaque: Presidente Lula convidará Trump para a COP30 através de ligação (Reprodução/X/@exame)
Foto destaque: Presidente Lula convidará Trump para a COP30 através de ligação (Reprodução/X/@exame)
Presidente Lula convidará Trump para a COP30 através de ligação

Nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou que convidará Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para a COP30. O convite para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ocorrerá durante um evento no Palácio Itamaraty.

A COP30 reunirá diversos países para discutir ações de enfrentamento à crise climática, e tem previsão para acontecer em novembro, na capital do Pará, em Belém.

Contato de Lula com Trump

O presidente do Brasil informou que não ligará para Trump com fins de comércio, pois não é algo que o presidente dos EUA deseja. Todavia, irá entrar em contato com ele para formalizar um pedido para a COP, pois deseja saber o que pensa sobre a questão climática que afeta o mundo inteiro.

As ligações ocorrerão para inúmeros presidentes, como Xi Jiping, presidente da China, e Narendra Modi, presidente da Índia, assim como muitos outros. O único que não será convidado é o Vladmir Putin, presidente da Rússia, devido sua impossibilidade de viajar.

Tarifas de Trump contra o Brasil

A respeito da taxa de 50% imposta em produtos brasileiros pelos Estados Unidos, Lula enfatizou novamente que o Brasil está presente para negociar, mas Donald Trump não respondeu a respeito de maneira política e negociável.


Lula explica o porquê de Trump temer o PIX (Vídeo: reprodução/X/@sputnik_brasil)

Lula disse ainda que o povo brasileiro não pode ser punido, e que as ações de Trump não devem ser aceitas; assim, o compromisso do governo brasileiro deve ser sempre para e com os brasileiros. A fim de suavizar o tarifaço, um “ataque injusto” nas palavras do presidente, e diminuir os prejuízos econômicos e sociais, está sendo planejado colocar em prática um plano de contingência.

O foco do governo é inteiramente proteger e assegurar os trabalhadores e as empresas brasileiras, algo que será feito mediante todas as medidas possíveis e cabíveis, como ter acionado a OMC (Organização Mundial do Comércio), para defender os interesses do País mediante o tarifaço estadunidense.

Mais notícias