Observatório registra objeto luminoso não identificado no céu do RS

Caio Sobral Por Caio Sobral
2 min de leitura
Foto destaque: objeto luminoso não identificado registrado por observatório no RS (reprodução/metropoles)

Na madrugada desta quarta-feira (21), por volta das 05 horas, foi registrado nos céus do Rio Grande do Sul, um objeto luminoso não identificado que girava em seu próprio eixo. O objeto foi flagrado pelas câmeras do observatório Bate-Papo Astronômico no campus Santo Ângelo, do Instituto Federal Farroupilha.

Descrição do objeto

Segundo Fabricio Colvero, operador das estações do Bate-Papo Astronômico, o objeto assistido se girava em seu próprio eixo, sendo que além do relato, o vídeo realizado pelas câmeras do observatório mostra o objeto se movendo, tendo seu brilho aumentado e diminuído repetidas vezes.

O próprio observatório, localizado em Santa Maria, indica que o que vemos no vídeo pode se tratar de um satélite desativado ou até mesmo corpo de foguete, dispositivos que podem queimar no momento de sua reentrada na atmosfera. Para que o objeto possa ser identificado de forma mais assertiva, as imagens capturadas serão analisadas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), afirma o observatório.


Outro objeto, registrado no dia 24/08/2023 (foto: reprodução/infodiretas)

Fenômeno semelhante

No ano passado, mais especificamente no dia 24 de agosto às 23h39, foi registrada por diversas câmeras e flagrada por várias pessoas uma grande bola de fogo cruzando os céus gaúchos de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. O episódio se tratava da reentrada na atmosfera do estágio superior do foguete Soyuz 2.1-A, que havia sido lançado do Cazaquistão no dia 22 de agosto do mesmo ano e tinha como objetivo a estação espacial na missão Progress MS-24.

O objeto pesava cerca de 2,3 toneladas e tinha mais de seis metros de comprimento. Segundo a Bramon, este tipo de reentrada está se tornando cada vez mais banal, tendo em vista que a quantidade de lançamentos orbitais nos últimos anos têm aumentado.

Deixe um comentário

Deixe um comentário