Pen drive apreendido por PF na residência de Bolsonaro contém conteúdo irrelevante, segundo laudo

O conteúdo encontrado no interior do pen drive é “irrelevante” para dar mais subsídios às acusações que pairam sobre Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado, segundo apurou o laudo da Polícia Federal. Este foi o resultado apresentado na data de hoje (21/7), após uma perícia realizada no dispositivo, apreendido na última sexta-feira (18/7), na […]

21 jul, 2025
Foto destaque: Jair Bolsonaro e um pen drive (reprodução/Andressa Anholete/Christian Ohde/McPhoto/ullstein bild/ AFP/Getty Images Embed)
Foto destaque: Jair Bolsonaro e um pen drive (reprodução/Andressa Anholete/Christian Ohde/McPhoto/ullstein bild/ AFP/Getty Images Embed)
Jair Bolsonaro e um pen drive

O conteúdo encontrado no interior do pen drive é “irrelevante” para dar mais subsídios às acusações que pairam sobre Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado, segundo apurou o laudo da Polícia Federal. Este foi o resultado apresentado na data de hoje (21/7), após uma perícia realizada no dispositivo, apreendido na última sexta-feira (18/7), na residência do ex-presidente, durante uma operação para atender um mandado de busca e apreensão expedido pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes, nos autos da ação que tramita perante a Suprema Corte.

Resultado da perícia

A Polícia Federal se limitou a divulgar que o conteúdo do pen drive apreendido no banheiro da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, durante uma operação realizada na última sexta-feira, dia 18/7, é “irrelevante” para dar mais subsídios às acusações que pairam sobre Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado, mantendo em sigilo o teor deste conteúdo.

Segundo o ex-presidente declarou aos jornalistas, em entrevista concedida após colocar a tornozeleira eletrônica na sede da PF, em Brasília, o dispositivo foi encontrado nas seguintes circunstâncias:

“Uma pessoa pediu para usar o banheiro, quando voltou, estava com o pen drive na mão. Eu nunca abri um pen drive na minha vida. Eu nem tenho laptop em casa para mexer com isso. A gente fica preocupado”.


Post da PF, relatando o cumprimento ao mandado de busca e apreensão, expedido pelo STF (Foto: reprodução/X/@policiafederal)

Bolsonaro completou a declaração, dizendo que iria perguntar para sua esposa, Michelle Bolsonaro, se o dispositivo era dela.

STF vai analisar

Não obstante o teor tenha constatado a irrelevância do conteúdo para embasar e/ou servir de prova para o julgamento do ex-presidente em relação às acusações que pairam sobre sua pessoa, por lei, o resultado da perícia deve ser juntado aos autos da Ação Penal 2668, que tramita perante a Suprema Corte do Brasil, para análise do relato, o Ministro Alexandre de Moraes.

Além da busca e apreensão domiciliar, outras medidas cautelares foram impostas a Bolsonaro, como: (i) recolhimento domiciliar no período noturno (entre 19h até 6h), de segunda a sexta-feira, e período integral aos finais de semana; (ii) proibição de aproximação e acesso a Embaixadas e Consulados de países estrangeiros; (iii) proibição de manter contato com Embaixadas e demais réus e investigados nas ações penais interligadas à Ação penal 2668, e (iv) proibição de uso das redes sociais.

Mais notícias