Sarkozy recebe sentença de cinco anos de prisão por conspiração criminosa

Nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy recebeu a sentença de cinco anos de prisão. O ex-presidente foi considerado culpado por conspiração criminosa, enquanto estava fazendo sua campanha presidencial no ano de 2007. A condenação se refere ao uso de métodos ilegais para financiar a campanha presidencial, por meio de […]

25 set, 2025
Foto destaque: Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, é condenado a 5 anos de prisão (Reprodução/Anadolu/Getty Images Embed)
Foto destaque: Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, é condenado a 5 anos de prisão (Reprodução/Anadolu/Getty Images Embed)
Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França

Nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy recebeu a sentença de cinco anos de prisão. O ex-presidente foi considerado culpado por conspiração criminosa, enquanto estava fazendo sua campanha presidencial no ano de 2007. A condenação se refere ao uso de métodos ilegais para financiar a campanha presidencial, por meio de recursos vindos da Líbia, país localizado no norte da África. A defesa de Sarkozy poderá recorrer da decisão, mas o ex-presidente será preso da mesma forma; caso recorra, Nicolas Sarkozy esperará o resultado dentro da cadeia. 

O processo

Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, estava sendo julgado por corrupção passiva; por receber, ilegalmente, valores para financiar sua campanha presidencial; e por conspiração criminosa. Somente a última acusação – conspiração criminosa – se tornou uma condenação; Nicolas não foi considerado culpado as duas outras acusações: segundo a juíza do caso, Nathalie Gavarino, as provas a respeito da corrupção passiva e financiamento ilegal da campanha eram inexistentes. 


Ex-presidente da frança é condenado a cinco anos de prisão (Vídeo: Reprodução/YouTube/@CNNBrasil)

As acusações são resultantes de um suposto acordo que Nicolas teria feito com o ditador líbio Muammar Kadhafi. O acordo teria sido firmado em 2005, quando Sarkozy era o então Ministro do Interior, durante o mandato presidencial de Jacques Chirac. A investigação começou em 2013, dois anos após a morte de Kadhafi. Saif al-Islam – o filho de Muammar Kadhafi – fez a acusação que Sarkozy teria recebido dinheiro de Kadhafi, dando o pontapé inicial nas investigações. 

O caminho de Sarkozy até a presidência 

Nicolas Sarkozy ocupou diversas posições dentro da política francesa antes de chegar à presidência. Ele foi deputado; prefeito da cidade de Neuilly-sur-Seine; foi ministro nos governos do presidente François Mitterrand e do presidente Jacques Chirac. Sarkozy lançou sua candidatura à presidência para o mandato de 2007-2012, e ganhou.

Em seu mandato presidencial, mesmo sendo alinhado à direita, Nicolas mantinha boas relações com o Brasil, que na época também tinha Lula como presidente. A condenação de Sarkozy se refere somente ao período entre 2005 e 2007, quando o político era o Ministro do Interior: ao se tornar presidente, ele recebeu a imunidade presidencial.

Mais notícias