Nesta segunda-feira (23), Luigi Mangione em audiência relacionada as acusações de terrorismo e assassinato se declarou inocente, o rapaz de 26 anos está enfrentando 11 acusações acerca de assassinatos em primeiro e segundo grau e ainda, questões relacionadas a uso e porte de arma e falsificação. Um processo havia sido aberto na última quinta-feira (19), no qual ele tinha sido acusado de uso de armas de fogo.
Pena de morte
O acusado pode ser condenado à pena de morte, Luigi Mangione caso seja imputado ao crime de assassinato. Geralmente, ao ter acusações estaduais, pode acontecer de ter uma pena máxima ou até mesmo de prisão perpétua, não havendo possibilidade de liberdade condicional. No momento, não há ainda uma definição caso, realmente, haverá uma busca de pena de morte pelos promotores envolvidos neste caso.
Luigi Mangione comparece para sua acusação no tribunal federal de Manhattan (Foto: reprodução/Curtis Means-pool/Getty Images embed)
As investigações
A investigação relacionada a esse caso tem o FBI, sendo a agência federal de investigação dos EUA, envolvida na busca de evidências relacionadas ao caso, e com isso estão trabalhando para trazer as pistas que têm de fora da cidade. Tendo em vista esse envolvimento, permitiu que fosse aberta uma queixa federal, baseando-se nessas provas obtidas pelos detetives que trabalham na polícia de Nova York.
Luigi Mangione
Segundo informações dos promotores federais, Luigi teria transitado entre estados e isso facilitaria a questão de jurisdição relacionada às questões voltadas para as possíveis provas presentes no caso vindas de outros estados. Ele havia pegado um ônibus de Atlanta para Nova York. Aparentemente, o réu teria utilizado um telefone celular e uma internet nos locais de instalações interestaduais presentes nesses estados, de certa forma isso seria uma evidência.
Luigi Mangione está sendo acusado de cometer assassinato e utilizar armas de fogo ilegalmente em relação às acusações com quais está lidando.