Trump recebe veredito pela acusação de 34 crimes

Thalita Gombio Por Thalita Gombio
3 min de leitura
Foto destaque: Trump em coletiva na Trump Towers, após seu julgamento em 30 de maio (reprodução/Spencer Platt/Getty Images Embed)

O ex -presidente dos Estados Unidos Donald Trump, foi declarado ontem (30), responsável por 34 acusações envolvendo um pagamento de 130 mil dólares (aproximadamente 675 mil reais) a atriz pornô Stormy Daniels. Eles mantiveram um caso extraconjugal no ano de 2006, e Daniels recebeu esses valores 10 anos depois, em 2016, durante as eleições.

O pagamento foi feito no intuito de silenciar Daniels, já que poderia ser um dos motivos para que o republicano não fosse eleito. Contudo, para que acontecesse de forma discreta, foram constatadas fraudes contábeis entre o decorrer do ano de 2017.

O ex-advogado de Trump, Michael Cohen fez um trato com a atriz para que o caso não viesse a público, sendo o intermediador do pagamento realizado. O valor foi devolvido a Cohen após a eleição do ex-presidente.

Acusações

Falsificações em registros, fraudes financeiras e pagamentos ocultos somaram 34 acusações, sendo elas: 11 com falsos comprovantes de honorários ao ex-advogado, Michael Cohen e mais 11 de cheques emitidos para reembolsos realizados a ele, além de 12 a registros ligados a despesas legais.

Donald Trump enfrenta mais três processos criminais e um civil, ambos em tramitação com acusações de conspiração e manipulação de documentos confidenciais. Há 5 meses da eleição, o ex-presidente precisa ir além das campanhas e lidar com a justiça.


Trump na saída da Trump Towers pós coletiva com jornalistas para falar sobre seu julgamento (foto: reprodução/Michael M. Santiago/Getty Images)


Sentença definitiva

A sentença está prevista para acontecer no dia 11 de julho pelo juiz que assumiu o caso, Juan Merchan, podendo determinar até 4 anos de prisão a Trump.

O júri composto por 12 representantes, sendo sete homens e 5 mulheres, se reuniram durante dois dias em Manhattan para estudar o caso a fundo e chegar à decisão de inocência ou culpa do republicano, mas antes de anunciar o veredito, se reuniram a portas fechadas.

Segundo a opinião de especialistas americanos, é improvável que o candidato à presidência seja preso por questões como: Réu primário, idade e por já ter sido eleito anteriormente como presidente da república. Para eles, a condenação pode se transformar em liberdade condicional ou pagamento de multa.

Trump, que já havia feito declarações de que está passando por uma interferência eleitoral e reiterou aos jornalistas presentes do lado de fora do tribunal após o julgamento de ontem, que está sendo vítima de uma perseguição política. Ele acredita que querem impedir que ele seja reeleito o presidente dos Estados Unidos após sua vitória nas eleições de 2016.

Deixe um comentário

Deixe um comentário