União Europeia anuncia 2,3 bilhões de euros para reconstrução da Ucrânia

Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira (10) um pacote de apoio financeiro de 2,3 bilhões de euros à Ucrânia, com o objetivo de impulsionar os esforços de reconstrução do país diante da devastação provocada pela guerra em curso com a Rússia. A iniciativa foi apresentada durante uma conferência internacional realizada em Roma, que reuniu líderes e […]

10 jul, 2025
Foto Destaque: Ursula von der Leyen presidente da Comissão Europeia,na sede do Conselho da UE, em Bruxelas, Bélgica (Reprodução/Thierry Monasse/Getty Images Embed)
Foto Destaque: Ursula von der Leyen presidente da Comissão Europeia,na sede do Conselho da UE, em Bruxelas, Bélgica (Reprodução/Thierry Monasse/Getty Images Embed)
Em conferência internacional, UE destina 2,3 bilhões à Ucrânia, visando reconstrução e retomada de serviços essenciais após bombardeios

Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira (10) um pacote de apoio financeiro de 2,3 bilhões de euros à Ucrânia, com o objetivo de impulsionar os esforços de reconstrução do país diante da devastação provocada pela guerra em curso com a Rússia. A iniciativa foi apresentada durante uma conferência internacional realizada em Roma, que reuniu líderes e representantes de diversas nações para debater estratégias de recuperação para o território ucraniano

Orçamento de reconstrução

Do total anunciado, 1,8 bilhão de euros será disponibilizado por meio de garantias de empréstimos, enquanto os 580 milhões restantes serão repassados como doações por instituições financeiras públicas internacionais e bilaterais. A medida integra o Quadro de Investimentos para a Ucrânia, um plano mais amplo que busca atrair até 10 bilhões de euros em aportes para reconstruir infraestruturas, reativar a economia e restaurar serviços essenciais no país.

O anúncio ocorre em meio à intensificação dos ataques russos, com Kiev sendo alvo de bombardeios consecutivos nos últimos dias. Nesta quinta-feira, centenas de drones e dezenas de mísseis atingiram a capital ucraniana, resultando em novas mortes e aumentando a urgência por ajuda internacional. Esse cenário reforça a necessidade de apoio contínuo por parte dos aliados ocidentais para sustentar a resistência ucraniana e permitir a retomada da normalidade em regiões fortemente atingidas.


Vista interna do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França (Foto: reprodução/Christopher Furlong/Getty Images Embed)


Fundo de apoio internacional

Além dos recursos diretos, a Comissão Europeia também revelou a criação de um fundo de ações dedicado à reconstrução, com participação inicial do Banco Europeu de Investimento e dos governos da França, Alemanha, Itália e Polônia. Com capital inicial de 220 milhões de euros, a expectativa é de que o fundo mobilize até 500 milhões de euros até 2026, canalizando investimentos para projetos sustentáveis e estratégicos de longo prazo.

A movimentação da União Europeia reforça o comprometimento do bloco com a estabilidade da Ucrânia e com a preservação da ordem democrática na região. Embora o conflito ainda persista, as ações voltadas à reconstrução demonstram um esforço conjunto para garantir que o país tenha os meios necessários para superar os danos da guerra e retomar seu desenvolvimento econômico e social.

Mais notícias