Anvisa suspende marca de sorvete

Na última terça quinta-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitiu um comunicado no Diário Oficial da União determinando a suspensão de uma linha de gelados comestíveis por falhas graves na rotulagem. A suspensão afeta os produtos da AICE, uma marca de sorvetes originária de Singapura e importados pela New Arrival Importação & […]

11 jul, 2025
Foto Destaque: casquinha de sorvete (Reprodução/Pierre Crom/Getty Imagens Embed
Foto Destaque: casquinha de sorvete (Reprodução/Pierre Crom/Getty Imagens Embed

Na última terça quinta-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitiu um comunicado no Diário Oficial da União determinando a suspensão de uma linha de gelados comestíveis por falhas graves na rotulagem.

A suspensão afeta os produtos da AICE, uma marca de sorvetes originária de Singapura e importados pela New Arrival Importação & Exportação LTDA.

Problemas encontrados

Entre as marcas analisadas pelo órgão os problemas encontrados foram a falta de sinalização quanto a presença do corante amarelo artificial – Tartrazina- que pode causar reações adversas, principalmente aos alérgicos, e também a falta de sinalização da presença de amendoim no produto Berry Chomax, componente com alto teor alérgico.

Vídeo de ação promocional AICE Brasil (Vídeo: reprodução/Instagram/@aicebrasil)

Os produtos recolhidos pela agência são: Milk Melon, Juju Apple, Frutyroll, Nanas. Estes por conter o corante Tartrazina, enquanto sorvete Berry Chocomax foi retirado por conter amendoim sem a devida sinalização no rótulo.

A medida afeta todos os sorvetes e picolés listados acima, sua venda ou divulgação estão proibidas até a empresa se retratar com os erros.

A New Arrival, empresa que importa os sorvetes, será a responsável por recolher todos os lotes em circulação no mercado nacional e poderá voltar a comercializar os produtos somente após a regularização dos rótulos.

A Anvisa

Criada em 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está sempre verificando a regularidade dos produtos comercializados no Brasil, se algo não está nos padrões exigidos para a segurança do consumidor, logo a retirada do produto é feita do mercado. Em nota, a agência declarou: “A rotulagem adequada é essencial para a segurança alimentar (…) A omissão de ingredientes alérgicos apresenta um risco real à saúde pública”.

Saber os componentes do produto que se está adquirindo é um direito do consumidor e uma obrigação de quem oferta o produto, muito além de apenas exigência técnica. A Anvisa enfatiza a importância da vigilância constante sobre alimentos importados, com atenção especial aos voltados para o público infantil.

Mais notícias