Câncer de pâncreas: doença silenciosa e agressiva afeta Edu Guedes

O apresentador e chef de cozinha, Edu Guedes, passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas neste último sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein. A informação foi divulgada por sua equipe nas redes sociais, que não deu maiores informações sobre a internação. O que chamou a atenção dos médicos foi […]

08 jul, 2025
Foto destaque: Edu Guedes, apresentador e chef de cozinha (Reprodução/Instagram/@eduguedesoficial)
Foto destaque: Edu Guedes, apresentador e chef de cozinha (Reprodução/Instagram/@eduguedesoficial)
Foto do chefe de cozinha e apresentador, Edu Guedes.

O apresentador e chef de cozinha, Edu Guedes, passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas neste último sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein. A informação foi divulgada por sua equipe nas redes sociais, que não deu maiores informações sobre a internação. O que chamou a atenção dos médicos foi uma crise renal, que motivou a realização de exames mais aprofundados. A partir disso, descobriu-se a presença do tumor.

Crises renais acontecem quando os rins param de funcionar corretamente, causando sintomas como dor intensa, inchaço e dificuldade para urinar. Esses episódios podem estar ligados a outros problemas no organismo (como, neste caso, o câncer de pâncreas).

Entenda o que é o pâncreas e por que ele é tão importante

O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago, com duas funções principais: ajudar na digestão dos alimentos por meio da produção de enzimas, e regular os níveis de açúcar no sangue, liberando hormônios como a insulina.


Foto: Destacado em vermelho, localização do pâncreas no corpo humano em vista frontal (Foto: reprodução/Raycat/Getty Images Embed)


Quando surge um câncer nessa região, o funcionamento de todo o sistema digestivo e metabólico pode ser comprometido. O grande problema é que, muitas vezes, os sintomas só aparecem quando a doença já está em estágio avançado.

Por que o câncer de pâncreas é tão perigoso?

O câncer de pâncreas é considerado um dos mais agressivos porque cresce rapidamente e costuma ser “silencioso”, ou seja, sem sintomas claros nas fases iniciais. Quando os sinais aparecem, como dor abdominal, perda de peso, pele amarelada (icterícia), enjoo e cansaço extremo, o tumor geralmente já se espalhou para outros órgãos.

Além disso, a posição do pâncreas dificulta a detecção precoce por exames simples. O tratamento costuma envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, mas o sucesso depende do estágio em que a doença é descoberta.

Sintomas, riscos e prevenção

Entre os sintomas mais comuns do câncer de pâncreas estão: dor no abdômen que se irradia para as costas, perda de apetite, náuseas, fezes claras, urina escura e cansaço persistente.

Os principais fatores de risco incluem: tabagismo, obesidade, diabetes tipo 2, histórico familiar da doença e idade acima dos 60 anos. Apesar de não haver uma forma garantida de prevenção, manter hábitos saudáveis e realizar exames periódicos pode ajudar na detecção precoce.

O caso de Edu Guedes reacende o alerta sobre uma das doenças mais letais da atualidade. O diagnóstico precoce ainda é a principal arma contra o câncer de pâncreas, que, apesar de silencioso, pode ser tratado com mais chances de sucesso se descoberto a tempo.

Mais notícias