Todo mundo tem dicas para entrar em forma ou emagrecer, que incluem praticar exercícios físicos, ter uma dieta balanceada, comer em períodos regulares, alimentos ricos em fibras, por exemplo: legumes, frutas, vegetais e folhas verdes, que ajudam a saciar a fome ao logo do dia.
(Foto: cintura afinada/Reprodução/o Globo)
Algumas dicas:
Comer devagar enquanto mastiga bem os alimentos, facilitando a absorção dos nutrientes, coloque sempre pequenas porções no prato, são bem mais aproveitados e com isso ajuda na sua digestão e assim faz com que o estomago avise ao cérebro que está satisfeito.
- Comer proteínas: Dê preferência às proteínas magras em todas as refeições, por exemplo: tofu, ovos, peixes ou frango. Esses alimentos promovem a saciedade.
- Beba mais água: a quantidade ideal segundo alguns especialistas é de 3 litros.
- Fazer exercícios físicos: natação, caminhada, dança, bicicleta, etc.
- Não coma alimentos processados, que contenham saborizantes, açúcar e gorduras que ativam a vontade de comer.
- Prefira alimentos com fibras: arroz e pão integral, feijão, etc.
- Não fique muito tempo sem se alimentar, pois assim ficará com vontade de comer a todo instante.
- Ter 8 horas de sono, ou dependendo da rotina cada pessoa.
- Evite bebidas alcoólicas: são ricas em calorias e prejudicam na perda de peso.
- Faça um diário, isso pode auxiliar caso tenha ansiedade, assim, poderá ter controle sobre as calorias consumidas de cada alimento e também a quantidade ingerida.
Caso não tenha progresso em seu emagrecimento, é imprescindível a consulta com um especialista em nutrição para tentar verificar onde está a falha na sua alimentação ou nos seus hábitos alimentares que precisam ser corrigidos, assim poderá elaborar um plano alimentar especialmente para as suas a necessidades e atingir a perda de peso ideal.
Se, contudo, não funcionar, será necessário fazer uma consulta com um médico especialista para que seja feita uma uma avalição para ser descartado quaisquer problemas de saúde, como por exemplo: gastrite, asma, osteoporose ou algum transtorno alimentar. Somente um médico pode recomendar o uso de medicamentos auxiliar.
(Foto destaque: Comidas saudáveis/Reprodução:o Globo)