A dieta à base de plantas conhecida como plant-based tem como consumo a ingestão de alimentos de origem vegetal, porém, tem um baixo consumo de produtos de origem animal como carnes vermelhas e processadas, aves e peixes.
Pode-se destacar a alimentação da dieta plant-based no consumo de alimentos integrais, in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, verduras, legumes, grãos, castanhas, nozes e sementes.
“A área da medicina, que goza de tanta influência na sociedade, tem se engajado pouco para promover a escolha de hábitos de vida saudáveis”, conta em uma parte do artigo publicado no fim de maio na revista científica “American Journal of Lifestyle Medicine”.
“A consequência desse baixo engajamento se reflete nos números crescentes de doenças crônicas, especialmente obesidade e diabetes”, afirmou a médica Saray Stancic, que assina o texto com outros dois colegas e é autora de “What´s missing from medicine: six lifestyle changes to overcome chronic illness” (“O que está faltando na medicina: seis mudanças no estilo de vida para superar doenças crônicas”).
Foto: Instagram/Reprodução
Saray foi diagnosticada em 1995 com esclerose múltipla e, em 2003, precisava de uma bengala para se locomover. Tinha restringido ao máximo suas atividades, porque sofria com os efeitos colaterais dos medicamentos. Assim que mudou seus hábitos e adotou uma dieta à base de grãos, legumes, verduras e frutas, se livrou dos remédios e chegou a correr uma maratona em 2010.
Dentre as doenças que são combatidas pela dieta estão:
1- Obesidade e perda de peso.
2- Doença cardiovascular.
3- Câncer.
4- Diabetes.
5- Alzheimer.
6- Covid-19.
“Alimentos de origem vegetal têm baixa gordura saturada, zero colesterol e são ricos em fibras. Promover uma alimentação saudável, composta por grãos, cereais, frutas e hortaliças, ajuda a minimizar graves problemas enfrentados pela população brasileira”, conta Bruna Nascimento, nutricionista e especialista sênior em políticas alimentares no programa Alimentação Consciente Brasil.
Foto destaque: Alimentação saudável(Foto: Freepik/Reprodução)