Bactéria rara encontrada em colírio mata 4 pessoas nos EUA

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Uma espécie rara da bactéria Pseudomonas aeruginosa, encontrada em duas marcas de colírio americanas, causou a morte de pelo menos quatro pessoas nos Estados Unidos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 81 pessoas foram afetadas pelos colírios em 18 estados dos EUA, e desde o relatório mais recente, divulgando dados de março, já foram registrados mais 13 casos, e um óbito.

Embora sejam comuns as infecções por Pseudomonas aeruginosa, essa espécie encontrada nos lotes das marcas Delsam Pharma e Ezricare, tem uma singularidade que a faz especialmente mais perigosa; resistente à remédios, essa bactéria é considerada “muito rara” e nunca foi vista antes em território norte-americano, e está se espalhando especialmente em unidades de saúde. No mês de março de 2023, oito pacientes apresentaram perda de visão, e outros quatro precisam ter os globos oculares removidos.

A agência federal Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, sigla em inglês) fez um apelo à população para que evitem as duas marcas ligadas ao surto, que teve início comprovado em uma fábrica na Índia, comandada pela farmacêutica Global Pharma Healthcare Private Limited.

As investigações comandadas pela FDA na fábrica apontaram diversos problemas sanitários na produção dos colírios, como grave contaminação do equipamento usado. De acordo com a Europa Press, as autoridades norte-americanas recusaram fornecer informações sobre a bactéria responsável pelo surto.


A bactéria Pseudomonas aeruginosa pode ser encontrada no solo e na água. (Reprodução/CDC)


Infecções por Pseudomonas

 

A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria muito comum, presente na água e no solo, e é uma das principais bactérias causadoras de infecções hospitalares. Essas bactérias são favorecidas por áreas úmidas, como lavatórios, sanitários, ou soluções antissépticas vencidas ou inativadas. 

De acordo com dados da National Healthcare Safety Network (NHSN) nos Estados Unidos de 2011 a 2014, Pseudomonas aeruginosa é a 6° causa mais comum de infecções hospitalares. 

As infecções podem variar de infecções externas pequenas, como queimaduras, ou casos graves com risco de morte. Pessoas com baixa imunidade, seja por diabetes, HIV, ou em tratamento de câncer, são mais suscetíveis a apresentar infecções mais graves.

A Pseudomonas aeruginosa pode infectar o sangue,as vias urinárias, os ossos, os ouvidos, os olhos,  os pulmões, as válvulas cardíacas, a pele e feridas, como queimaduras, lesões ou feridas criadas durante procedimentos médicos.

 

Foto destaque: bactéria encontrada em colírios dos EUA é a responsável por 4 mortes. Reprodução/BBC.

Deixe um comentário

Deixe um comentário