No início desta semana, a modelo Bárbara Evans relatou momentos de sufoco com a filha Ayla, de quatro anos. A pequena broncoaspirou um pedaço de amendoim, e precisou passar por uma cirurgia para a remoção.
Relato de Bárbara
Segundo Bárbara, em vídeos postados nas redes sociais, Ayla estava comendo amendoins sem casca e se engasgou, mas não chegou a ficar sem ar. Bárbara percebeu um comportamento estranho após o episódio.
Evans também relata que Ayla tossiu na hora e chegou a vomitar, mas a respiração ficou cansada e chiada, preocupando a mãe: “Podia ser um começo de asma ou bronquite, mas eu pensei ‘como assim depois que a menina engasgou que deu isso?’”
Ayla foi encaminhada ao hospital, e após a realização de alguns exames e passagem por mais de um especialista, foi constatado que partes do amendoim foram aspirados para o pulmão. O conteúdo foi removido por meio de uma cirurgia.
Problema comum em idosos e crianças
A broncoaspiração acontece quando há a aspiração de um conteúdo estranho para dentro das vias respiratórias. Ricardo Martins, pneumologista e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SPBT), explica que isso acontece com esses grupos por dois motivos distintos.
Em crianças, a aspiração acontece pela tendência de colocar tudo na boca, assim, podem acabar aspirando pequenos fragmentos de alimentos ou brinquedos. A proximidade da via aérea e a digestiva nas crianças as faz mais suscetíveis a broncoaspiração.
Broncoaspiração é comum em idosos e crianças. (Foto: reprodução/Pexels)
Já para os idosos, o problema acontece por deficiência na musculatura que promove a deglutição. Com a idade, existe uma tendência de que a membrana responsável por fechar as vias respiratórias no momento da deglutição fique mais flácida, o que facilita a aspiração de alimentos para o pulmão.
Embora não seja comum, também é possível que adultos broncoaspirem. Nesses casos, a ingestão rápida é a principal culpada pelo engasgo.
Riscos e como evitar
Em casos onde a broncoaspiração passa despercebida, existe a possibilidade de que o quadro evolua para uma pneumonia. “Algumas pessoas têm o episódio de engasgo, expelem o alimento e acabam não percebendo a aspiração. Essa aspiração pode se manifestar tempos depois, na forma de infecção com a obstrução de alguma via aérea”, explica Ricardo Martins.
A melhor maneira de prevenir a broncoaspiração em crianças é prestar atenção em objetos ou alimentos pequenos, como grãos, brinquedos ou botões que possam ser colocados na boca. Em idosos, prestar atenção na mastigação é uma maneira de evitar a aspiração. Para fortalecer a membrana que atua na deglutição, é recomendado realizar sessões de fonoaudiologia.
Em adultos, é recomendado desacelerar a mastigação, e evitar falar ou gesticular enquanto come. Também é uma boa opção evitar a ingestão de líquidos.
Foto destaque: broncoaspiração é comum em crianças e idosos. (Reprodução/Interfisio)