Dor para levantar, sentar ou simplesmente se locomover, esse é o sintoma de uma bursite no quadril. Quem sofre dessa condição pode enfrentar muitas barreiras no dia a dia apenas para desenvolver ações simples como levantar da cama ou se abaixar para pegar algo que tenha caído no chão.
A bursite no quadril é causada por diversos fatores, entre eles estão: sedentarismo, longos períodos sentados, lesões por movimentos repetitivos e carregamento de sobrecarga.
Entendendo a condição
Segundo Raquel Silvério, Fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata unidade de Guarulhos, essa condição acomete principalmente mulheres e idosos: “A bursite no quadril pode ser uma condição debilitante que acomete principalmente as mulheres e idosos. O diagnóstico precoce é sempre a melhor opção de tratamento, O tratamento da bursite no quadril depende da gravidade dos sintomas e das causas subjacentes. Mas com um diagnóstico é possível adotar uma conduta mais certeira e na grande maioria dos casos a fisioterapia é o mais recomendado”, resume.
Tratamento e exercícios em casa
Além do tratamento com fisioterapia é possível fazer alguns exercícios em casa a fim de aliviar as dores no quadril em dias de crise. Confira alguns exercícios recomendados pela fisioterapeuta:
Alongamento do quadril: Deite-se de costas com as pernas esticadas. Dobre um dos joelhos e puxe-o suavemente em direção ao peito, segurando por 15-20 segundos. Repita com a outra perna. Isso ajuda a alongar os músculos da região do quadril.
Rotações do quadril: Sentado em uma cadeira, gire suavemente o quadril em um movimento circular por 10-15 segundos em cada direção. De acordo com Raquel, isso ajuda a melhorar a mobilidade articular.
Exercício de ponte: Deite-se de costas, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Levante os quadris em direção ao teto, mantendo os pés no chão e os ombros no chão. Isso fortalece os músculos glúteos e ajuda a estabilizar o quadril.
Raquel Silvério também aconselha que qualquer pessoa que esteja lidando com a bursite no quadril deve procurar a orientação de um profissional de saúde, como um fisioterapeuta, antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
Raquel Silvério:
Fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo.
Foto destaque: Dor na região do quadril. Foto/Reprodução