O câncer de pulmão se desenvolve silenciosamente, os sintomas costumam aparecer somente quando a doença já está em um estágio avançado, a ponto de precisar de terapias para tratar a doença que se desenvolveu sem que o portador sentisse ou soubesse.
Mulher com um dos sintomas, dor nas costas. (Foto: Reprodução/UOL)
Os sintomas que aparecem e indicam câncer de pulmão, são: tosse seca e persistente, dificuldade em respirar, falta de ar, diminuição do apetite, perda de peso, rouquidão, dor nas costas, dor no tórax, sangue no catarro e cansaço extremo.
Quando os sintomas começarem a aparecer, imediatamente deve-se procurar um clínico geral para que possa ser encaminhado para um pneumologista, que é o profissional responsável por tratar as doenças que afetam diretamente as vias respiratórias, em especial o pulmão.
Ilustração do câncer no pulmão. (Foto: Reprodução/Tua Saúde)
O câncer de pulmão possui 5 principais causas para que ele ocorra e afete a saúde do indivíduo, que são: fumaça (fumante), inalação de fumaça constante (fumante passivo), exposição a substâncias altamente perigosas (gás radônio, arsênico, asbesto, berílio, cádmio, hidrocarbonetos, sílica, gás mostarda e níquel), habitação em locais com poluição ambiental e predisposição genética para o câncer de pulmão.
Os riscos para o desenvolvimento da doença também podem ocorrer se já houver um histórico de tratamento de outros tipos de câncer que existem, como o de mama ou linfoma, nas mulheres e nos testículos, no caso dos homens e terem passado pelo tratamento de radioterapia no tórax nesses casos.
É indicado para as pessoas que se encontram nesta zona de risco fazerem consultas constantemente com clínico geral ou diretamente com o profissional especialista, o pneumologista, assim cuidando da saúde dos pulmões e buscando prevenir qualquer doença que venha a desenvolver-se no organismo.
Os fumantes, ex-fumantes e fumantes passivos devem ficar bastante atentos a qualquer sintoma desses listados acima, realizar anualmente uma tomografia do tórax para saber como está e buscar cuidar-se da forma que for possível para a prevenção tanto do câncer de pulmão quanto de outros tipos.
Foto Destaque: Pulmão. Reprodução/Estratégia MED